Tecnologia & Inovação

Novo jato hipersônico poderá voar do Oiapoque ao Chuí em menos de uma hora

O Sky Magnetar, criado pelo designer espanhol Oscar Viñals, é três vezes mais veloz que o Concorde. Conceito aguarda financiamento para sair do papel

Por Vinicius Marques

Além do investimento em viagens turísticas espaciais, existem pessoas bastante interessadas em desenvolver jatos comerciais capazes de atingir velocidades hipersônicas. Assim, poderia diminuir consideravelmente o tempo de viagens mais longas.
A ideia não é nova, uma vez que, na segunda metade do século, França e Inglaterra construíram o jato supersônico Concorde. Porém, o avião realizou voos comerciais até 2003, sendo aposentado em seguida. Após isso, nenhum outro projeto tão ambicioso viu a luz do dia. Agora, porém, um novo conceito chama atenção por apostar em tecnologias modernas para tornar este sonho possível.

O conceito Sky Magnetar, criado pelo designer espanhol Oscar Viñals, é três vezes mais veloz que o Concorde, podendo atingir uma velocidade de 6.174 km/h. Para se ter uma ideia, nessa velocidade seria possível viajar do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), os municípios mais ao norte e mais ao sul do Brasil, respectivamente, em menos de uma hora. Além disso, a aeronave é livre de emissões poluentes, uma vez que utiliza hidrogênio ao invés de outros combustíveis derivados do petróleo normalmente utilizados na aviação.

O conceito, que é possível conferir em detalhes no vídeo abaixo, conta com dois motores de ciclo combinados na parte traseira, o que lhe permitiria trabalhar alternando em velocidades subsônicas, supersônicas e, até mesmo, hipersônicas.

Operação pode se tornar inviável
A fuselagem, de aproximadamente 112 metros de comprimento, tem à disposição um sistema térmico avançado que utiliza gás hidrogênio (o mesmo utilizado como combustível). A ideia é resistir ao calor extremo originado pelo atrito do ar em velocidades hipersônicas.

O Sky Magnetar ainda conta com estruturas construídos em fibra de carbono reforçado no cone do nariz e também nas bordas. Isso oferece alta condutividade térmica, além de resistência à corrosão e estabilidade mesmo sob altas temperaturas.

Caso veja a luz do dia, a aeronave teria capacidade para acomodar entre 100 e 120 passageiros. O designer concebeu o hipersônico para que dois pilotos o conduza. Além disso, ele usará um sistema operacional baseado em IA (Inteligência Artificial), que também é capaz de controlá-la.

Por enquanto, o projeto aguarda financiamento, mas, na prática, é bastante improvável que ele realmente tenha operações comerciais no futuro. Embora não tenha o mesmo impacto ambiental que o Concorde, os custos para mantê-lo devem ser parecidos ou até superiores. Aliás, o jato britânico/francês foi aposentado, principalmente, pelos altos custos de operação e manutenção. Por outro lado, devemos levar em consideração que o Sky Magnetar utilizará das tecnologias mais modernas. Mesmo assim, alguns especialistas consideram o projeto inviável.

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish