Geral

Conexão Cidade — O despertar do Vale do Guaranhuns

Por Wylson Zon

O Vale do Guaranhuns, na Serra, localizado na região rural de Cascata, é um importante sítio histórico conhecido pelo nome de Queimados. Este local é notável pela Igreja de São José do Queimado, que foi construída no século XIX e está profundamente associada à história da insurreição de escravos na região. Durante a inauguração da igreja em 1849, os escravos que trabalharam na sua construção reivindicaram a liberdade prometida, o que levou à revolta conhecida como Insurreição do Queimado. Embora a revolta tenha sido brutalmente reprimida, ela se tornou um símbolo de resistência contra a escravidão no Espírito Santo.

Atualmente, há um esforço para revitalizar a região, mais conhecida no meio turístico como “Circuito Guaranhuns”, onde encontra-se em fase de ampliação uma obra municipal com recurso do Governo do Estado, a via de acesso que ligará a Serra Sede ao Contorno do Mestre Álvaro (Nova BR 101). Este projeto visa não apenas melhorar a infraestrutura, mas também facilitar o acesso dos visitantes e promover o turismo rural e cultural na região. O novo acesso é parte de um esforço maior para preservar e destacar a importância histórica e cultural do sítio, que também inclui a restauração de elementos arquitetônicos e a criação de um museu a céu aberto na Serra.

A região do Vale do Guaranhuns, possui uma razoável infraestrutura de serviços e comércio, que deve ajudar a suportar inicialmente o aumento esperado de visitantes locais e da Grande Vitória, com a conclusão do novo acesso, mas a chegada de novos empreendimentos é urgente, principalmente para atender o turista do Sul e Sudeste que passa pelo Contorno do Mestre Álvaro com destino ao Nordeste, ou sentido contrário, podendo a Serra se tornar um destino alternativo e não apenas de parada. A região também oferece uma paisagem natural rica, com grande potencial para o Ecoturismo, que deve atrair a estruturação de parques e áreas de lazer que complementam a experiência histórica e cultural do sítio de Queimados.

Esse esforço de revitalização representa uma oportunidade significativa para resgatar e preservar a história do local, além de promover a educação e o turismo na região. A iniciativa de criar um acesso melhorado e a atração de novas instalações no Vale do Guaranhuns é um passo importante para assegurar que a história e o patrimônio cultural de Queimados sejam devidamente reconhecidos e valorizados.

Em suma, a revitalização do Vale do Guaranhuns é uma empreitada que une passado e futuro, preservando a memória histórica enquanto cria novas oportunidades econômicas e culturais para a comunidade, empreendedores rurais da Serra e investidores externos. Este projeto não só celebra o patrimônio da região, mas também assegura que as futuras gerações possam aprender e se inspirar nas histórias de resistência e luta por liberdade que moldaram o Vale do Guaranhuns.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish