Educação

Criatividade e ensino aprendizagem

A criatividade na educação brasileira, segundo pesquisas, está entre os últimos em ranking internacional de criatividade entre estudantes de 15 anos, segundo dado da OCDE. Pensando nessa perspectiva podemos juntos reverter os dados desde que possamos criar uma educação com aprendizagem criativa.
O que é uma aprendizagem criativa? É uma abordagem pedagógica que busca desenvolver conexões pessoais na qual o professor cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando, assim, despertar os interesses dos estudantes. A nova concepção de educação deve fazer com que todos alunos possam descobrir e fortalecer o seu potencial criativo. Todo ser humano possui um certo potencial criativo. O seu aperfeiçoamento dependerá de condições e de um clima propício, de como será estimulada no curso de seu desenvolvimento, no contexto cultural que a rodeia.

Desenvolver as habilidades criativas do aluno na escola possibilita sua adaptação às demandas do contexto social na qual ele está inserido, científico e tecnológico, facilitando o aprimoramento de sua capacidade de criar, modificar e produzir novos conhecimentos, estruturando sua própria aprendizagem e tornando o processo de formação em algo prazeroso. Essa metodologia aplicada nas escolas nos dias atuais, irá promover grandes benefícios.

A educação brasileira precisa conversa com todos os profissionais da educação para compreender e definir os principais objetivos da implementação dessa metodologia. Quais serão os caminhos abordados? Não podemos negar que todos os recursos podem ajudar muito durante o processo de implementação da aprendizagem criativa em sala de aula. Hoje temos as tecnologias, porque os alunos normalmente estão muito familiarizados com as tecnologias, e segundo, porque ela transforma a rotina escolar em algo mais dinâmico.

A educação no Brasil deve visar o incentivo das metodologias ativas para desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e socioemocionais. Em sala de aula o professor é o agente que através da prática pode realizar algo bastante positivo para a Instituição de Ensino, fortalecendo os resultados escolares e, melhorando o desempenho dos alunos, alcançando assim, impactos positivos no ambiente educacional. Os quatro pilares da aprendizagem criativa nos ajuda a entender isso. São eles: projetos, paixão, pares e pensar brincando.

➜ Projetos
Trabalhar com projetos permite aos alunos trafegue por diferentes áreas de conhecimento e interesses, exercitando habilidades que já possuem e desenvolvendo novas técnicas.

➜ Paixão
Quando nos empenhamos ao trabalho com projetos com os quais nos identificamos, geralmente trabalhamos por mais tempo, com mais atenção e esforço. Além de aprendermos mais no processo e enfrentarmos desafios com mais dedicação.

➜ Pares
Compartilhar ideias é de suma importância nos dias atuais para que os alunos percebam que a interação com o outro é essencial para que a Aprendizagem Criativa ocorra. Uma ideia ou experiência só se torna relevante quando é compartilhada com outras pessoas.

➜ Pensar brincando
Utilizar experiências divertidas como testar coisas novas, experimentar materiais desconhecidos e assumir riscos geram ideias mais inovadoras e deixam os alunos mais envolvidos. Para que os alunos possam, de fato, mergulhar no processo de aprendizagem criativa, é fundamental que gestores, educadores e demais colaboradores da Instituição de Ensino promovam um ambiente escolar confortável e convidativo através da ludicidade.

Nem todo mundo nasce com essa habilidade de maneira nata, mas todos possuem a capacidade de trabalhá-la e, assim, tirar o melhor proveito dela independentemente da área de atuação. A aprendizagem criativa considera que todos os alunos terão um aprendizado mais efetivo, a partir do momento que estiverem engajados na construção do aprendizado e que esse aprendizado seja significativo para ele.

A aprendizagem criativa permite que os alunos construam a partir de experimentações concreta e ativas, ou seja, na prática. Esse movimento da criatividade através dos erros e acertos, acontece dentro da construção cognitiva e é isso que chamamos de aprendizagem criativa. Quando os grandes líderes da educação brasileira se conscientizarem de fortalecer tal proposta pedagógica nas escolas irão ter o retorno da excelência da aprendizagem criativa o descobrir grandes potência para alavancar a aprendizagem e assim poder explorar em qualquer área do conhecimento. Para isso, basta disponibilizar materiais concretos e criativos as escolas para repassar aos alunos durante atividades em sala de aula. Nesse cenário atual se faz necessário investir e traçar metas para que ranking da próxima pesquisa seja favorável. Com movimentos educacionais que promovam abordagens mais centradas no aluno e na criatividade.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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