Meio ambiente

Nova espécie de aracnídeo é descoberta no Piauí

Pesquisadores acreditam que animal, encontrado somente em dois locais, já esteja ameaçado de extinção

Por Ricardo Melo

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicaram, na revista científica Zootaxa, a descoberta de uma nova espécie de aracnídeo no Piauí. Batizado de Rowlandius ufpi em homenagem à universidade, o animal é primeiro da ordem Schizomida descrito para o bioma Cerrado e que, possivelmente, já se encontra em ameaça de extinção.
A descoberta é fruto do trabalho dos pesquisadores Leonardo Sousa Carvalho, Iara Siqueira Santos Silva, da UFPI, e Adalberto José dos Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais. De acordo com Leonardo, o grupo estava à procura de aranhas-de-areia (Sicarius spp.) para um outro projeto, em 2012, na fazenda do Colégio Técnico de Floriano, no município de Floriano.

Então, resolvi procurar aranhas na serrapilheira e acabei encontrando o primeiro esquizômido (animal da ordem Schizomida), ocasionalmente. Posteriormente, retornamos a campo muitas vezes para coletar mais indivíduos e para juntar informações sobre a história natural dessa espécie, sempre realizando coletas ativas”, relatou ao Fauna News.

O Rowlandius ufpi se diferencia das demais espécies do gênero por detalhes em sua morfologia somática (estrutura do corpo) e genital. Além disso, o animal se destaca não só por ser o primeiro de sua ordem no Cerrado, mas é também a primeira espécie de esquizômido brasileiro descrito para um bioma não-florestal e que não habita cavernas. As demais espécies de tal ordem, no Brasil, são descritos para a Amazônia ou para a Mata Atlântica, biomas úmidos e florestais, ou para o interior de cavernas na Caatinga. A descoberta, comenta Leonardo, sugere que os esquizômidos podem ser muito mais diversificados no país do que se imaginava.

Ameaça de extinção
O trabalho dos pesquisadores, intitulado A potentially endangered new species of the genus Rowlandius (Arachnida: Schizomida: Hubbardiidae) from Northeastern Brazil, traz evidências de que o Rowlandius ufpi já se encontra ameaçado de extinção. As análises identificaram dois pontos de ocorrência da espécie que distam menos de um quilômetro entre si. Um deles, que se trata de uma mata de galeria ao longo de um riacho, foi desmatado e causou uma extinção local.

No outro ponto de coleta, uma mata ciliar às margens do rio Parnaíba, a espécie é registrada para uma área de, aproximadamente, apenas 300m². As coletas adicionais em regiões do entorno e demais pontos de matas de galeria e matas ciliares não revelaram novos indivíduos.

Assim, considerando o número de ocorrências, a distribuição geográfica muito restrita e a possibilidade de extinção pela ocorrência de um único evento de incêndio, desmatamento ou inundação, entendo que esta espécie deverá ser classificada como ‘criticamente ameaçada’ de extinção”, declarou o doutor em Zoologia Leonardo Sousa Carvalho.

Proposta de categorização será feita ao ICMBio
No Brasil, para definir a categoria de ameaça para qualquer espécie, uma proposta precisa passar pelo ICMBio. O órgão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima realiza oficinas para a classificação e validação de categorias de ameaça. Leonardo, que faz parte da equipe que avalia os status de conservação dos aracnídeos do Brasil desde 2014, afirma que irá propor a inclusão da nova espécie na próxima avaliação.

Normalmente, esquizômidos ocorrem em uma densidade muito baixa. Como a coleta desses animais foi para estudos taxonômicos, não houve a oportunidade de quantificá-los. O pesquisador ressalta, porém, que, como se trata de uma espécie recém descrita, todas as informações existentes sobre seu status de conservação foram fornecidas pela equipe em sua publicação. Ele espera que futuros estudos possam relevar novas populações da espécie, de modo a permitir apresentar informações mais detalhadas sobre esses organismos.

Fonte: Fauna News