Paleo & Arqueologia

Descoberta de fóssil nos EUA pode reescrever a história do início da Era dos Dinossauros

Pesquisadores se surpreenderam ao encontrar um parente dos crocodilos que viveu no Triássico, há mais de 200 milhões de anos

Fósseis de um animal extinto encontrados em Nevada, nos Estados Unidos, podem reescrever a história da vida nas costas durante o início da Era dos Dinossauros. Trata-se de uma espécie previamente desconhecida batizada de Benggwigwishingasuchus eremicarminis, aparentada dos crocodilos modernos. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Biology Letters.
De acordo com os pesquisadores, a nova espécie revela que, enquanto os gigantes ictiossauros dominavam os oceanos, os pseudosuquianos, parentes antigos dos crocodilos, dominavam as costas ao redor do mundo entre 247,2 e 237 milhões de anos atrás, durante o Triássico Médio. Os fósseis foram encontrados em uma localidade conhecida pelos restos de criaturas marinhas, como os grandes ictiossauros e amonites.

A descoberta do B. eremicarminis deixou os pesquisadores surpresos. “Nossa primeira reação foi: O que diabos é isso?”, disse Nicole Klein, pesquisadora da Universidade de Bonn, na Alemanha e a coautora do estudo. “Esperávamos encontrar répteis marinhos. Não conseguíamos entender como um animal terrestre poderia acabar tão longe no mar, entre os ictiossauros e amonites”, completou.

Embora fósseis de pseudosuquianos tenham sido encontrados nas margens do antigo Oceano Tétis, este é o primeiro representante costeiro do Oceano Panthalássico e do hemisfério ocidental.

Esta nova espécie emocionante demonstra que os pseudosuquianos estavam ocupando habitats costeiros globalmente durante o Triássico Médio”, disse Nate Smith, autor principal do estudo e diretor do Instituto do Dinossauro no Museu de História Natural de Los Angeles.

(Foto: Museu de História Natural de Los Angeles/EurekAlert)

Fonte: History Channel Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish