Estudos comprovam, pizza nos faz bem!

Algumas pesquisas italianas mostraram que comer uma pizza por semana faz bem à saúde
Nós, da Liga dos Sabores, como a maioria dos italianos, somos profundamente apaixonados por pizza. Adoramos o seu sabor inconfundível, a sua fragrância inebriante, as suas cores mediterrânicas. Adoramos o fato de ser um alimento tradicional, preparado com ingredientes ‘pobres’, mas rico em propriedades benéficas a nossa saúde. E adoramos porque, sim, pizza é um alimento que faz bem à saúde!
Estudos comprovam: pizza faz bem!
Ora, este é um estudo científico que nos agrada… na verdade, demonstrar que uma boa pizza por semana, ao contrário da crença popular, pode ser comida sem remorso segundo resultados que surgiram de vários estudos científicos realizados na Itália, que demonstram que, se consumido com sabedoria, este prato típico italiano pode revelar-se um excelente aliado da sua saúde! (Para saber mais sobre esta e outras notícias visite o Portal Asiago.it).
De acordo com os resultados publicados pelo Instituto Mario Negri, no European Journal of Clinical Nutrition, quem consome uma pizza por semana pode, de fato, desfrutar de uma redução de aproximadamente 30% no risco de enfarte do miocárdio. Sem falar que, segundo outro estudo realizado no mesmo instituto de pesquisa, parece que, na população italiana, o consumo regular de pizza pode estar ligado a uma redução no desenvolvimento de tumores do aparelho digestivo.
Este efeito protetor contra ataques cardíacos e tumores, segundo os autores dos estudos, deve ser procurado no fato de as pessoas habituadas a consumir este alimento preferirem, de forma mais geral, a dieta mediterrânea que, como sabemos, é muito benéfica para a saúde. Você não acredita? Aqui estão os dois estudos originais, o primeiro publicado pela EJCN Pizza e o risco de infarto agudo do miocárdio e o segundo publicado no Research Gate Dieta e risco de câncer nos países mediterrâneos.
Propriedades benéficas da pizza
Mas por que a pizza é tão boa para a saúde? O segredo está nos seus ingredientes, simples e genuínos. A pizza mais clássica, a marguerita é preparada com excelentes alimentos, que lhe conferem propriedades nutricionais únicas. A farinha, utilizada na massa, é rica em carboidratos complexos, portanto, fornece energia, proteínas, vitaminas B, minerais e fibras. Nós da Liga dos Sabores, em particular, utilizamos o nobilgrano, uma farinha obtida do melhor trigo, mole e enriquecida com gérmen de trigo vital, ou seja, com a parte mais nobre e de alto valor nutritivo do grão.
O tomate é um poderoso antioxidante e anticancerígeno, rico em vitaminas e sais minerais. A muçarela é fonte de proteínas, vitaminas, cálcio e, por isso, auxilia na mineralização dos ossos. O azeite virgem extra fornece gorduras vegetais e, junto com elas, preciosos polifenóis, substâncias com atividade antioxidante que têm a propriedade de neutralizar os radicais livres. O manjericão tem propriedades digestivas e antissépticas.

Estas propriedades nutricionais referem-se à tradicional pizza marguerita, mas também existem outras variantes “saudáveis” do ponto de vista do valor nutricional: certamente entre estas está a pizza napolitana, que também fornece os nutrientes contidos nas anchovas (especialmente o ômega-3), ou pizzas que contenham vegetais frescos ou grelhados, que acrescentem fibras e vitaminas/minerais.
Para finalizar, comer uma bela pizza, preparada com os melhores ingredientes, uma vez por semana, só pode nos fazer bem! Então, o que você está esperando para vir nos visitar ou fazer seu pedido na Liga dos Sabores?