Pesquisadores descobrem nova espécie de vespa de um milímetro em universidade nos EUA
Essa é a quarta vespa encontrada no terreno da universidade, em Houston, no Texas, em sete anos
Pesquisadores da Universidade Rice, dos Estados Unidos, descobriram uma nova espécie de vespa, a Chrysonotomyia susbelli. E o curioso é que o inseto tem praticamente as mesmas cores do Wiess College, o colégio residencial da instituição de ensino.
Essa nova vespa marca a 18ª. espécie identificada pelo biólogo evolucionista e professor Scott Egan e sua equipe desde 2014. É também a quarta espécie de vespa encontrada no terreno da universidade, em Houston, no Texas, em sete anos.
Você não precisa viajar para uma floresta tropical distante para encontrar coisas novas e bonitas. Você só precisa sair e olhar”, disse Egan, em comunicado de imprensa.
A Chrysonotomyia susbelli é uma vespa parasitoide, com cerca de um milímetro de comprimento, que emerge de galhas encontradas em folhas de carvalho-vivo do sul. As galhas, criadas pela vespa-das-galhas Neuroterus bussae, servem como micro-habitats dentro dos quais as larvas se alimentam, se desenvolvem e se transformam em pupas.
Chrysonotomyia susbelli representa a sexta espécie de seu gênero descrita na América do Norte e a primeira globalmente conhecida por parasitar vespas-das-galhas cinípidas”, salientou Egan.
A sua descoberta sugere um nicho ecológico até então inexplorado envolvendo parasitoides Chrysonotomyia, vespas-das-galhas cinípidas e carvalhos, indicando que pode haver muitas outras espécies desconhecidas dentro desse sistema.
A vespa foi descoberta e nomeada por Brendan O’Loughlin, um veterano da Rice e o primeiro autor do estudo. Para confirmar a singularidade da espécie, a equipe de pesquisa conduziu uma análise genética e um estudo detalhado das características físicas. Também fez uma revisão da literatura científica.
Fonte: Um Só Planeta