Bem-estar

Amizades na adolescência fazem diferença no bem-estar da vida adulta

Uma pesquisa revela que os tipos de amizades feitas na adolescência impactam o quão bem você se sente na vida adulta

Por Nayra Teles

A adolescência é uma das fases mais complicadas e importantes para o desenvolvimento humano. Um novo estudo revela que as amizades formadas nesse período podem ter impacto direto no bem-estar da vida adulta, influenciando a saúde mental, os relacionamentos e a satisfação pessoal dos indivíduos. A aceitação pelos pares parece ser um fator determinante nessa equação.
A pesquisa analisou as amizades próximas, a aceitação social e a simpatia de 184 participantes em dois estágios da vida: entre os 13 e 14 anos, quando frequentavam o ensino médio, e depois aos 17 e 18 anos. Já na fase adulta, entre 28 e 30 anos, os cientistas avaliaram a saúde física e mental, a satisfação no trabalho, a insegurança romântica e a experiência de agressão. Os resultados foram publicados no Frontiers in Developmental Psychology.

Vale lembrar que, embora o estudo tenha acompanhado os participantes por muitos anos, os adolescentes não estavam na escola durante a pandemia da covid-19. As restrições sociais impostas pelo período podem ter afetado suas experiências sociais e bem-estar. Além disso, o estudo se baseou principalmente nas respostas dos próprios participantes, então pesquisas futuras podem usar outras formas de medir esses dados.

Independentemente disso, os autores da pesquisa reforçam como a adolescência é uma fase crucial do desenvolvimento humano em qualquer contexto e que é preciso estar atento a ela, buscando auxiliar os adolescentes nesse processo.

Este estudo reforça a importância de os cuidadores estarem cientes da vida social de seus filhos, conversando com eles, conversando com seus professores e sabendo com quem eles estão falando on-line. É útil para os pais não apenas perguntarem quem são os amigos de seus filhos adolescentes, mas também o quão socialmente aceitos eles se sentem”, explica David Szwedo, autor correspondente ao Medical Xpress.

Fonte: Olhar Digital

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts