12 de novembro, Dia do Psicopedagogo
O Dia do Psicopedagogo é comemorado em 12 de novembro. A data celebra a importância do psicopedagogo na sociedade e na formação educacional e pessoal do ser humano. O psicopedagogo é um profissional que contribui para a saúde e educação, e é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
A psicopedagogia é uma área de conhecimento que estuda o processo de aprendizagem humana. O psicopedagogo é o profissional que atua com pessoas, grupos, instituições e comunidades, visando o desenvolvimento de aprendizagens e expansão de conhecimentos em diferentes contextos sociais e culturais. Sua presença nos espaços diversos permite uma abordagem ampla, capaz de tocar diferentes aspectos da aprendizagem ao longo da vida.
A psicopedagogia possui instrumentos e procedimentos próprios da área, ainda que seja essencialmente inter e transdisciplinar, tendo sua base na psicologia e na pedagogia, além de dialogar com outras áreas. É de suma importância o acompanhamento psicopedagógico para sanar as dificuldades ou transtornos de aprendizagem e que não sejam um impedimento para o desenvolvimento daqueles que as possuem. Identificado os obstáculos tais como TDAH, dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia, TEA entre outros transtornos, é o mediador que elabora elementos facilitadores do processo de aprendizagem e ensino. O psicopedagogo trabalha com a estimulação cognitiva potencializando as redes neurais.
Ser psicopedagoga… É ser competente e flexível, trabalhar usando a razão
sem esquecer que os olhos não enxergam tudo, precisamos ver com o coração.
É fazer dos livros grandes companheiros, é amar essa profissão.
Tornando a aprendizagem humana, uma grande emoção.
Ser psicopedagoga não é fácil, mas é um trabalho que nunca será em vão”, Serenita Rienzo
A psicopedagogia vem buscando, através de estudos e pesquisas, entender os problemas de aprendizagem que cada vez mais estão presentes nas escolas, onde, muitas vezes, não se compete apenas comportamentos inadequados das crianças, mas sim, dificuldades e transtornos que acabam interferindo no desenvolvimento escolar.
Todos os sujeitos carregam consigo uma bagagem de conhecimentos, que são adquiridos desde o nascimento até o fim de suas vidas. Com o passar dos anos e novas informações, muitos conceitos podem mudar, serem acrescidos, refletir ideias, compartilhar, aceitar diferentes pontos de vista e construir novos conceitos. Os psicopedagogos são fundamentais no apoio ao desenvolvimento emocional considerando as emoções os relacionamentos e o contexto social que afetam o desempenho e o desenvolvimento social e cognitivo de crianças, adolescentes e até adultos.
As atividades psicopedagógicas têm como objetivos:
• Propor ações frente aos processos de aprendizagem e suas dificuldades;
• Contribuir para os processos de inclusão escolar e social;
• Realizar pesquisas científicas no campo da psicopedagogia;
• Mediar as relações interpessoais nos processos de aprendizagem com vistas à prevenção de dificuldades e/ou à resolução de conflitos;
• Desenvolvimento afetivo, família e aprendizagem.
A regulamentação profissional do psicopedagogo, entretanto, caminha em tramitação de projetos de lei sobre a regulamentação da atividade da psicopedagogia no Brasil da PL116/24. Convém esclarecer que a psicopedagogia ainda não é uma profissão regulamentada, mas já é uma ocupação no Brasil, pois faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO-2395), que garante a todos que atuam nesta área a credibilidade de suas ações.
Cada dia na psicopedagogia é uma oportunidade de transformar vidas, com acolhimento, respeito e amor pelo que fazemos. Essa é a nossa missão: iluminar caminhos, promover o desenvolvimento e construir histórias de conquistas e superação. Promovendo um ambiente mais inclusivo e motivador para todos. Orientando a todos os envolvidos a criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e acolhedores.
Segundo Rubinstein “o psicopedagogo é como um detetive que busca pistas, procurando selecioná-las. A sua meta é investigar todo o processo de aprendizagem levando em consideração a totalidade dos fatores nele envolvidos, para, valendo-se desta investigação, entender a construção da dificuldade de aprendizagem”. Assim, sua atuação permite uma compreensão integral do sujeito.