Educação

Diretor de políticas para as escolas cívico-militares tira dúvidas da administração municipal em videoconferência

A reunião aconteceu na quarta-feira (3) e contou com a presença de representantes da administração municipal, do Legislativo e de militares

Representantes da administração municipal, do Legislativo e militares participaram, na manhã de quarta-feira (3), de uma videoconferência com o diretor de políticas para as escolas cívico-militares do Ministério da Educação (MEC), tenente-coronel Gilson Passos de Oliveira. Os municípios têm até esta sexta-feira (5) para manifestar interesse em aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) e a reunião teve como finalidade sanar dúvidas quanto ao processo de adesão.
Participaram da reunião, a secretária de educação, Sayonara Gil, o secretário de Governo e Articulação Institucional, Denis Lesqueves, o secretário de Meio Ambiente e militar da reserva, capitão Roberto Martins, o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar, capitão Jackson, o comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Guaçuí, capitão José, os vereadores Wanderley de Moraes, Dim Barbeiro e Renato Duponi, e ainda, os militares da reserva, capitão Xavier e capitão Edimar.
Atualmente, 50 escolas em diferentes Estados aderiram o modelo cívico-militar. Nenhuma está localizada no Espírito Santo.
Durante a videoconferência, o diretor de políticas para as escolas cívico-militares enfatizou que no Pecim os militares não entram nas salas de aula para lecionar, ou seja, o ensino continua a cargo dos profissionais da educação. E disse ainda, “Escola não é quartel e alunos não são militares. Uma das finalidades do programa é o desenvolvimento do projeto de valores, não necessariamente dentro da sala de aula”.

A reunião durou cerca de duas horas e, ao final, Sayonara Gil avaliou como positiva a videoconferência. “A reunião foi importante. Trouxe muitos pontos esclarecedores. Agora vamos continuar estudando a viabilidade”, declarou.

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaçuí

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish