Os prejuízos do uso de celular em sala de aula
Com o celular na sala de aula, alunos tendem a ficar, distraídos, ansiosos querendo saber o que está acontecendo ou se alguém mandou mensagem, alguns relatam que isso prejudicam o aprendizado. Atualmente, esse debate sobre proibir/permitir o uso de celular em sala de aula mobiliza escolas, famílias, poder público e sociedade civil em todo o país.
O governo federal anunciou a criação de um projeto de lei com restrições do uso de celulares em escolas públicas e privadas. Já é de conhecimento de todos, através de pesquisas realizadas, que o uso excessivo de celular e outros dispositivos digitais prejudica o rendimento dos estudantes. Nesse sentido, a escola tenta equilibrar o uso do celular e o momento de desativá-lo. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre aproveitar os benefícios da tecnologia e minimizar seus potenciais efeitos negativos no ambiente de aprendizagem.
Se faz necessário entender que evitar o celular não significa excluir a tecnologia das escolas, mas o importante é colocar a experiência digital como objeto de estudo e de reflexão. Isso tem provocado prejuízos nas funções executivas, na memória de trabalho, na memória de curto e longo prazo e na área da visão. É importante observar como esse aluno irá trabalhar a visão na lousa e no celular, na audição, como irá prestar atenção no que o professor está falando ou se estará ouvindo áudios no celular.
Tais habilidades neurocientificamente citadas são de suma importância para os alunos em sala de aula se organizar, se planejar e desenvolver senso crítico, pois o professor precisa desse cérebro em sua totalidade para potencializar o aprendizado porque, na maior parte do tempo, os estudantes estão em redes sociais, aplicativos de mensagens e sites de entretenimento, acarretando em um uso passivo, pouco crítico e não vinculado ao processo pedagógico.
O uso de celulares em sala de aula pode causar diversos prejuízos, como:
• Distração: celular pode ser uma fonte de desatenção, com acesso fácil a jogos, mídias sociais e outras distrações on-line. Isso pode prejudicar a concentração e a absorção de conteúdo, além de interferir no rendimento acadêmico.
• Desempenho acadêmico: estudos mostram que o uso excessivo de celulares pode estar relacionado a um desempenho acadêmico reduzido.
• Ciberbullying e segurança: o uso de celulares em sala de aula pode aumentar os riscos de ciberbullying e de problemas relacionados à segurança on-line dos alunos.
• Autocontrole e estabilidade emocional: o tempo prolongado de exposição à tela pode afetar, de forma negativa, o autocontrole e a estabilidade emocional, aumentando a ansiedade e a depressão.
• Isolamento social: o uso excessivo do celular pode levar ao isolamento social, diminuindo as interações pessoais entre os alunos.
• Dependência: o uso excessivo de celulares pode levar à dependência, manifestada pela ansiedade quando o aparelho não está próximo.
A Unesco, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para educação, ciência e cultura, divulgou um relatório em que aponta riscos para uso excessivo de smartphones em sala de aula. A agência sugere que legisladores pensem em medidas para evitar que a tecnologia usada indevidamente prejudique o desempenho de alunos nas escolas. A Unesco diz que a adoção de medidas que limitem o uso de tecnologia poderia ajudar também os professores, evitando disrupções durante as aulas causadas pelo uso de celular.
O uso de celulares no ambiente escolar está se tornando cada vez mais comum. Esta prática pode levar não apenas ao prejuízo na concentração/atenção dos estudantes, mas também a diminuição da sua criatividade a tecnologia deveria ser uma ferramenta para fomentar a criatividade, mas infelizmente está neutralizando a criatividade dos estudantes.
O Ministério da Educação está finalizando os preparativos para divulgar um projeto de lei com o objetivo de proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas do Brasil. Diante dessas opiniões diversas, algumas escolas e sistemas educacionais optam por estabelecer políticas que regulam o uso de celulares em sala de aula. Isso pode variar desde proibições completas até permissões controladas e orientadas para o uso educacional.
Políticas educacionais cuidadosamente elaboradas, orientação dos professores e conscientização dos alunos sobre o uso responsável da tecnologia podem ser importantes para lidar com os prós e contras do uso de smartphones na sala de aula. A decisão sobre o uso de celulares em sala de aula deve levar em consideração as necessidades e o contexto específico de cada escola e comunidade educacional.