Toyota cria cidade futurista para testar produtos da montadora

Com Monte Fuji ao fundo, Woven City foi construída no antigo local da fábrica Higashi-Fuji da montadora, na cidade de Susono
Por Bruna Barone
A Toyota anunciou a conclusão da primeira etapa de obras da cidade futurista construída pela montadora no Japão. Os primeiros moradores deverão ser recebidos na chamada Woven City a partir do outono estadunidense deste ano, entre setembro e novembro.
O anúncio foi feito durante a CES 2025, realizado em Las Vegas (EUA) e que começou oficialmente nesta terça-feira (7). Em um primeiro momento, a cidade vai abrigar 100 pessoas, principalmente funcionários da Toyota e da WbyT e suas famílias. Ao longo do tempo, é esperada uma população de dois mil habitantes, incluindo cientistas, empreendedores, acadêmicos, varejistas e aposentados.
É um laboratório vivo onde os residentes são participantes voluntários, dando aos inventores a oportunidade de testar livremente suas ideias em um ambiente seguro e real”, disse Akio Toyoda, presidente do Conselho de Administração da Toyota, na cerimônia.
Pensamos na Woven City como um curso de teste para mobilidade onde podemos desenvolver várias soluções, desde dispositivos de mobilidade pessoal, como um carro de corrida para cadeira de rodas, a drones que o escoltam com segurança para casa à noite e robôs de estimação que fornecem companhia para idosos”, explicou o presidente do Conselho de Administração da montadora.
A Toyota também anunciou um programa de bolsas para financiar startups que queiram aderir ao projeto. Empresas externas e empreendedores individuais também serão recebidos na Woven City para testar suas inovações no futuro.
Fonte: Olhar Digital