Mobilidade Tecnologia & Inovação

Os carros voadores com lançamento previsto para 2026

Com projetos internacionais e brasileiros, os carros voadores podem aparecer nos céus nos próximos anos, dependendo das agências de regulação

Por Murilo Tunholi

A expectativa é que os carros voadores se tornem uma realidade já a partir de 2026. Tanto governos de diversos países quanto grandes empresas têm projetos para a implementação dos veículos elétricos de decolagem e pouso verticais (da sigla em inglês eVTOL) nos próximos anos.
Liderando a corrida dos eVTOL está a Alef Aeronautics, com o Model A, mas existem outras empresas promissoras no mercado. No Brasil, aliás, existem projetos de carros voadores em processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para alçar voo.

Model A | Alef Aeronautics

Alef Model A, carro voador da Alef Aeronautics (Foto: Alef Aeronautics/Divulgação)

O Model A é, atualmente, o eVTOL que mais se parece com um carro de passeio. Ao contrário de veículos desenvolvidos por outras empresas, que lembram jatos com asas nas laterais ou rotores parecidos com helicópteros, o veículo da Alef é minimalista.

Com design que lembra um carro tradicional completo, o Model A com uma carcaça de malha que abriga oito rotores para propulsão vertical, permitindo a circulação de ar através do veículo.

Para andar no solo, o veículo conta com quatro pequenos motores em cada uma das rodas e tem direção semelhante a um carro elétrico normal. Já para alçar voo, o veículo da Alef tem oito hélices na frente e atrás do carro voador, que giram independentemente em velocidades diferentes. Assim, pode voar em qualquer direção.

Apesar de ter lançamento previsto para 2025, a Alef depende de aprovações regulatórias e financiamento suficiente. Dependendo da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, o carro voador pode ficar pronto somente em 2026.

S4 | Joby Aviation

Carro voador S4, da Joby Aviation (Foto: Joby Aviation/Divulgação)

No final do ano passado, a Joby Aviation realizou com sucesso um teste do táxi voador S4, em Nova York, EUA. Segundo a empresa, foi não só o primeiro voo de um eVTOL na cidade, como também a primeira vez que a empresa voou em um ambiente urbano.

Os modelos S4 serão utilizados como táxi aéreo e poderão carregar até quatro pessoas. A ideia da Joby é utilizar o veículo para deslocamentos curtos, como de pontos de interesse até aeroportos e vice-versa. Em testes iniciais, o carro voador conseguiu percorrer quase 250km a uma velocidade de 322 km/h. Assim como a Alef, a Joby espera lançar o veículo em 2025, mas ainda falta obter a certificação para voos comerciais.

A5 | ASKA

A5, o carro voador da ASKA (Foto: ASKA/Divulgação)

Em agosto de 2023, a ASKA realizou com sucesso o primeiro voo do carro voador A5. Com capacidade para acomodar até quatro passageiros, o eVTOL tem formato de um SUV e motor elétrico que alimenta o sistema de propulsão de seis motores.

Por ter um rotor adicional movido à gasolina, o veículo recebeu rapidamente cerificações da FAA para alçar voo nos céus dos EUA. Segundo a ASKA, o projeto funciona em dois modos, sendo um voltado para viagens no solo e outro para voo.

No ar, o veículo alcança velocidade de cruzeiro de quase 240 km/h e pode viajar por 400 quilômetros com uma única carga da bateria. O A5 poderá ser carregado em qualquer estação de carregamento de carros elétricos convencionais.

EVE-100 | Eve Air Mobility (Embraer)

(Foto: Eve Air Mobility/Divulgação)

No Brasil, a startup Eve Air Mobility — subsidiária da Embraer — está desenvolvendo o EVE-100. O eVTOL deve funcionar como um táxi aéreo, com pagamento e reservas pelo celular, em um esquema parecido com o Uber. Segundo a Eve, o veículo visa tornar voos urbanos mais acessíveis à população. A empresa ainda promete viagens com preços “democráticos”, já que o carro voador é totalmente elétrico. Na prática, o custo de uma viagem por pessoa pode ser seis vezes menor do que fazer o mesmo percurso em um helicóptero.

Embora possa ser chamado de carro voador, o projeto se parece mais com um helicóptero, devido às hélices responsáveis pela movimentação vertical. Inclusive, os EVE-100 vão alçar voo a partir de “vertipontos”— pequenas plataformas parecidas com os helipontos tradicionais de onde decolam os helicópteros.

Atualmente, o veículo está em processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e já conta com quase três mil encomendas. A previsão é que o serviço de táxi aéreo comece a operar em 2026.

Gênesis-X1 | Vertical Connect

Desenvolvido pela startup cearense Vertical Connect, o eVTOL brasileiro Gênesis-X1 tem capacidade para quatro pessoas, autonomia de energia de até 60 minutos e capacidade de atingir velocidade máxima de 130 km/h. O veículo deve funcionar em voos urbanos e usos pontuais, como em emergência hospitalar, policiamento e delivery nos grandes centros urbanos, além de pulverização no setor agrícola.

Vale mencionar que a fuselagem é construída em fibra de carbono, e a propulsão acontece graças a 16 rotores elétricos. Os primeiros voos de teste Genesis X1 devem acontecer ainda em 2024, no estado do Ceará. O projeto tem o apoio dos governos cearense e Federal e pode receber sinal verde da Anac em breve.

Fonte: Giz Brasil

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