Paleo & Arqueologia

Descoberto dinossauro equatorial mais antigo do mundo

Com 230 milhões de anos, dinossauro equatorial mais antigo do — do tamanho de uma galinha — mundo pode mudar a história

Por Pablo Nogueira

Paleontólogos descobriram um fóssil do dinossauro equatorial mais antigo do mundo — e também da América do Norte — que pode reescrever a história dos dinossauros. Em um estudo publicado no último dia 8, os paleontólogos da Universidade de Wisconsin Madison, nos EUA, descobriram o fóssil da nova espécie de dinossauro em 2013. Chamado de Ahvaytum bahndooiveche, o dinossauro equatorial mais antigo representa uma nova espécie, encontrada no estado norte-americano de Wyoming.
No local, ocorreu a formação geológica Popo Agie, durante o Triássico Superior, período que corresponde a 237 milhões e 201 milhões de anos, quando surgiram os primeiros dinossauros. Os pesquisadores usaram datação radioisotópica e descobriram que o fóssil tinha 230 milhões de anos, sendo o fóssil mais antigo de um dinossauro, além de ser a espécie equatorial mais antiga. Desse modo, a descoberta desafia a teoria vigente de que os dinossauros surgiram em Gondwana, supercontinente de Pangeia que corresponde ao atual Hemisfério Sul.

O dinossauro mais antigo de Gondwana tem entre 233 e 230 milhões de anos, obviamente porque a maioria da terra firme ficava no hemisfério sul. O norte de Pangeia era conhecido como Laurásia, cujo dinossauro mais antigo surgiu entre seis a 10 milhões após os de Gondwana. Mas, agora, a descoberta do dinossauro mais antigo pode reescrever a história porque ele surgiu ao mesmo tempo que os dinossauros do sul.

Do tamanho de uma galinha, os cientistas revelam que a espécie pode ser um ancestral dos saurópodes. Ironicamente, os saurópodes são um grupo de enormes dinossauros pescoçudos que incluem espécies como o braquiossauro. Antes da descrição da nova espécie, cientistas acreditavam que os sauropodomorfos surgiram em Gondwana. Contudo, o Ahvaytum bahndooiveche sugere que o clado surgiu em ambos os hemisférios quase ao mesmo tempo.

Falando em Ahvaytum bahndooiveche, o nome científico do dinossauro equatorial mais antigo significa “dinossauro de muito tempo atrás”. Os paleontólogos descobriram o dinossauro equatorial mais antigo do mundo nas terras ancestrais da tribo Shoshone, os nativos que habitavam o estado de Wyoming. Por isso, os paleontólogos pediram para que os membros da tribo colaborassem com a criação do nome científico, sendo um termo da língua dessa tribo.

Fonte: Giz Brasil

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish