Aye-aye, o maior primata noturno do mundo
O aye-aye (Daubentonia madagascariensis) é um lêmure raro nativo de Madagáscar. Este lêmure é o maior primata noturno do mundo, caracterizado pelas suas características ligeiramente bizarras, que incluem dentes semelhantes a roedores que crescem perpetuamente e um dedo médio especial que é longo, fino e quase esquelético.
Os aye-aye também são conhecidos pelo seu ritual de alimentação altamente incomum chamado ‘forrageamento percussivo’. Este lêmure bate nas árvores para localizar larvas e, em seguida, abre um buraco na madeira, utilizando os seus incisivos inclinados para a frente. Uma vez que um pequeno buraco tenha sido roído na árvore, o animal inserirá o seu longo dedo médio e puxará as larvas.
Os aye-aye são encontrados principalmente em florestas tropicais ou florestas decíduas, embora alguns tenham se adaptado a viver em regiões cultivadas que resultaram da desflorestação. Passam a maior parte da sua vida no alto das árvores, perto do dossel.
Os aye-ayes jovens são geralmente cinzentos, com uma faixa nas costas. A sua cor muda à medida que amadurecem e tornam-se castanhos ou pretos, com pontas prateadas e brancas e manchas de pelo. Um aye-aye adulto normalmente mede cerca de 90cm de comprimento, enquanto a sua cauda é espessa e tão longa quanto o seu corpo.
A dieta dos aye-aye sugere que é um onívoro, pois come muito mais do que apenas larvas. Também comem frutas, sementes, néctar e fungos. Atualmente, o aye-aye é classificado como ameaçado de extinção, devido à perda de habitat das suas florestas e porque os locais os consideram “maus” e muitas vezes matam-nos se os encontrarem.
Fonte: Green Savers