Como será o novo megaterminal de contêineres do maior porto da América Latina

Megaterminal Tecon 10 Santos poderá movimentar 3,5 milhões de contêineres por ano
Por Gustavo Ribeiro
A capacidade de movimentação de cargas no porto de Santos poderá aumentar significativamente nos próximos anos com a implantação do Tecon 10, um megaterminal que promete responder por cerca de 33% de toda a atividade de contêineres no maior porto do Brasil e da América Latina. O projeto é de 2019 e, após diversas mudanças, está próximo de se tornar realidade.
A projeção é de que a movimentação de contêineres cresça 50% com a nova estrutura que deverá ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) ainda em 2025. Com o fim da consulta pública em 24 de março, a documentação será enviada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) ao Tribunal de Contas da União (TCU) para liberar a publicação do edital de concorrência — o modelo prevê que o vencedor seja quem der o maior valor de outorga.
O Tecon 10 Santos ficará localizado na região do cais do Saboó, na margem direita do porto, onde está o terminal de contêineres da Ecoporto e estruturas de outros operadores — todos operam com contratos temporários. A área total que será leiloada é de 621.975 metros quadrados, incluindo a ampliação de área seca para a movimentação de cargas. O desenho final do megaterminal prevê as seguintes características:
- cais linear de 1.505 metros de comprimento
- 4 berços de atracação
- 14 portêineres (guindastes para movimentação dos contêineres)
- 10,9 mil espaços para empilhamento de contêineres
- 5,8 mil tomadas para contêineres refrigerados
Megaterminal de Santos poderá receber os maiores navios do mundo
A infraestrutura do Tecon 10 deverá ser capaz de receber os maiores navios do mundo, da classe Triple E, com 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e 73 metros de altura, e capacidade de até 18 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) — a dinamarquesa Maersk é a única a operar essas embarcações.
Hoje, o porto de Santos opera navios de classe New Panamax, com 366 metros de comprimento, mas com restrições devido ao calado. Por isso, o governo federal está realizando estudos para concessionar o canal de acesso, de maneira a garantir um calado permanente de 17 metros.
O projeto original previa três berços de atracação, mas foi ampliado para quatro, possibilitando a operação simultânea de navios Triple E e New Panamax. Com mais berços, a capacidade estimada do terminal sobe para 3,5 milhões de TEUs por ano — em 2024, os quatro terminais de contêineres do porto de Santos bateram recorde, movimentando 5,4 milhões de TEUs.
A operação plena do Tecon 10 Santos está prevista para o nono ano de contrato, com aumento gradual ao longo dos anos à medida que as obras avancem. No início, as atividades se concentrarão no berço da Ecoporto. O segundo e o terceiro berços devem entrar em operação no quinto e no sétimo ano.
O Tecon 10 será um terminal multipropósito. Apesar de se destacar pelos contêineres, ele também movimentará carga geral de forma complementar. Estima-se que sejam movimentadas 30,7 mil toneladas por ano, chegando a uma participação dentro do porto de Santos de 15,3% entre 2027 e 2034.
Investimentos no Tecon 10 superam R$ 5 bilhões
A expectativa de investimentos é de R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos de contrato, incluindo não só a construção da estrutura como também os serviços de dragagem da área de manobra e dos berços de atracação. Além disso, a projeção é de que o custo operacional chegue a R$ 491 milhões por ano.
Dentro do investimento total está prevista a construção de um pátio regulador para recepcionar os caminhões e controlar o fluxo de entrada no Tecon 10. Essa área deverá ser de aproximadamente 88 mil metros quadrados, com um custo estimado inicial de R$ 73 milhões. O objetivo é mitigar a formação de filas na área mais próxima ao porto.
Para viabilizar a operação do megaterminal de Santos, serão realizadas intervenções viárias, como a conexão de uma segunda entrada da margem direita do porto de Santos — um convênio entre o governo de São Paulo e a Autoridade Portuária de Santos (APS) foi assinado e será executado pela Ecovias. Um novo viaduto na região está em projeto executivo pelo governo estadual. Além disso, a Ecovias faz estudos para a criação de uma terceira pista no sistema Anchieta-Imigrantes para absorver o aumento na movimentação de caminhões.
Fonte: Gazeta do Povo