Caminhão de carga anda em trilhos de trem sem precisar de motorista

Modelo vai operar em famosa rota ferroviária da Califórnia e pode superar os 120 km/h
Um caminhão de carga autônomo e elétrico que viaja em trilhos de trem a mais de 120 km/h. E, para melhorar, tem uma aparência futurista que deixa tudo ainda mais interessante. Esse é o Glider M, da startup estadunidense Glid Technologies. Descrito como um veículo autônomo ferroviário, o modelo será integrado em uma rota ferroviária famosa na Califórnia, que percorre mais de 60 km. Veículos bimodais que andam em trilhos de trem e estradas não são exatamente novos. A novidade da vez é que o modelo da Glid também é elétrico e autônomo.
A empresa fechou uma parceria com a ferrovia Mendocino Railway para integrar o veículo rodoviário tripulado Glider M — e sua respectiva versão autônoma – no trajeto Skunk Train, ao longo do correr Fort Bragg — Willis, na Califórnia. Segundo o New Atlas, a implementação deve acontecer ainda este ano e percorrerá um trajeto de 64 km.

Esse tipo de veículo é bastante popular no transporte de mercadorias, na construção de infraestrutura, manutenção de serviços públicos e resposta a emergência. No entanto, no caso da Glid, o modelo é focado exclusivamente no transporte de carga, que inclui materiais de mineração, produtos agrícolas, resíduos e equipamentos militares.
Como é possível ver pelas fotos, o Glider M não tem cabine de motorista. Segundo a startup, o modelo é equipado com tecnologia autônoma para “permitir que se conectem de forma autônoma ao pino mestre e ao eixo traseiro de um semirreboque e, em seguida, saiam de nossos terrenos particulares e cheguem aos trilhos, sem precisar de um motorista”. Eles também podem ser controlados remotamente por humanos e aguentar um semirreboque de até 36 mil quilos. O caminhão será totalmente elétrico e chega a uma velocidade máxima de 129 km/h.
Além do caminhão autônomo, a Glid também conta com um caminhão híbrido de biodiesel, o GliderM Alpha, com conexão tanto na ferrovia quanto na rodovia. Os modelos já são patenteado para a startup, com um pedido de compra de uma empresa de transporte rodoviário não identificada.
Veja como funciona:
Fonte: Olhar Digital