Mobilidade

Tesla anuncia “robô-táxi futurista” em inauguração da Gigafábrica no Texas

Robô-táxi com aspecto futurista é ideia que há tempos Musk quer colocar em prática

A Gigafábrica da Tesla no Texas finalmente foi inaugurada e, durante o evento de proporções tão grandiosas quanto a própria instalação da montadora, o CEO Elon Musk anunciou mais uma novidade: um “robô-táxi futurista”.

“Não vou derramar todo o feijão [revelar tudo] a respeito dos próximos planos da companhia, mas o robô-táxi será bem futurista”, brincou Musk, praticamente descartando o plano anterior de construir sua frota de táxis autônomos em cima do Tesla Model 3.

O “robô-táxi futurista” prometido pelo executivo, no entanto, não sairá do papel tão cedo. Antes, a Tesla tem outras prioridades na fila da recém-inaugurada Gigafábrica. A ideia de Musk é fabricar um em cada cinco carros construídos no mundo.
Atualmente, a Tesla responde por 1% da produção automotiva global. Ambicioso, o empresário não esconde de ninguém que seu desejo é subir a régua e abocanhar 20% do total do segmento no futuro.
Os planos do executivo incluem a produção de 500 mil Tesla Model Y anualmente, além de incorporar à linha de montagem a esperada picape Cybertruck e a nova versão do esportivo Roadster, ambas planejadas para 2023 e que serão feitas na “fábrica de carros mais avançada que a Terra já viu”.

FSD para todos e produção massiva de baterias

Além de anunciar a chegada do “robô-táxi futurista”, ideia que há tempos vem marinando na cabeça, o CEO revelou planos para transformar a instalação na maior fábrica de baterias para carros elétricos do mundo.
O primeiro passo será a fabricação da célula 4680. Musk explicou que todos os Model Y terão o pacote de células unido por uma peça fundida, que resultará em um carro “mais leve, com menos peças, mais eficiente e seguro”.
Outra novidade revelada por Elon Musk foi a de que, até o final de 2022, a empresa dará acesso ao Full Self-Driving (FSD) para todos os proprietários de Tesla que compraram o pacote. Atualmente, o pacote de direção autônoma da marca está em fase beta de testes e restrita para apenas alguns condutores.

Fonte: Canaltech

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish