Arqueólogos encontram restos da família de Alexandre, o Grande

Cientistas identificaram partes de Felipe 2.º, pai de Alexandre, o Grande, em uma tumba de 2.350 anos atrás
Por Bárbara Giovani
Arqueólogos encontraram os restos mortais da família de Alexandre, o Grande, um dos mais conhecidos personagens da história mundial. Seu meio-irmão, seu filho e seu pai, Filipe 2.º, estão em um túmulo localizado em Vergina, na Grécia, região antigamente conhecida como Aigai. Pesquisadores descreveram os achados em novo estudo publicado na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports.
O arqueólogo grego Manolis Andronikos começou a estudar a cidade de Aigai em 1977. Ele descobriu que ali foi onde Filipe 2.º morreu e, em 1996, o sítio arqueológico foi declarado como Patrimônio Mundial da Unesco. No entanto, havia três túmulos no complexo e pesquisadores não tinham evidências suficientes para comprovar a presença dos restos mortais do pai de Alexandre, o Grande.
Quem foi o pai de Alexandre, o Grande? Anteriormente, Filipe 2.º foi assassinado em 336 a.C., em Aigai. Apenas agora, 2.350 anos depois, teve os restos mortais confirmados. O governo de Filipe 2.º deu origem à Macedônia. Também foi ele quem criou o exército que Alexandre posteriormente conduziu pelo Mediterrâneo Oriental, Oriente Médio e Ásia — responsável pela famosa vitória do militar sobre o exército persa na Batalha de Gaugamela. Pesquisadores e militares estudam as táticas de combate do grupo criado por Filipe 2.º e consolidado com Alexandre, o Grande até hoje.
Fonte: Giz Brasil