Inscrição de 1.500 anos mencionando Jesus é encontrada no norte de Israel
A inscrição estava gravada na entrada de uma grandiosa construção, possivelmente uma igreja do período bizantino
Uma inscrição grega de 1.500 anos mencionando o nome de “Cristo, filho de Maria” foi descoberta no norte de Israel, segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel. A inscrição estava gravada na entrada de uma grandiosa construção, possivelmente uma igreja do período bizantino, que apresentava pavimentos de mosaicos decorados com formas geométricas, informa a autoridade de antiguidades israelense.
De acordo com Leah Di-Segni, membro da equipe de pesquisadores, a inscrição teria sido gravada enquanto construíam a fundação da igreja.
“Cristo, filho de Maria. Este trabalho do mais temente a Deus e devoto bispo [Teodó]sio e o miserável [Th]omas foi construído desde a fundação […] Aqueles que entrarem deverão orar por eles”, diz a inscrição completa.
Teodósio foi um dos primeiros bispos cristãos, servindo como arcebispo regional.
A pesquisadora também acredita que a frase “Cristo, filho de Maria” foi gravada para abençoar e proteger os frequentadores da igreja contra o mal, e era muito usada no início das inscrições e documentos daquela época.
“Esta é a primeira evidência da existência da igreja bizantina na vila de Tayibe e se adiciona a outras descobertas que demonstram as atividades dos cristãos que viveram na região”, afirmou Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel.
A inscrição foi descoberta durante a escavação arqueológica antes da construção de uma estrada dentro da vila.
Foto de capa: Tzachi Lang/Autoridade de Antiguidades de Israel (Construção onde a inscrição “Cristo, filho de Maria” foi descoberta, no norte de Israel)
Fonte: Sputnik News Brasil