Começa hoje programação de aniversário de 28 anos do Museu Capixaba do Negro
Programação de aniversário de 28 anos do Mucane recebeu o nome de Semana da Denúncia contra o Racismo
Tem início nesta segunda-feira (10) a comemoração dos 28 anos do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), que faz aniversário na próxima quinta (13).
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) preparou shows, interpretações teatrais e documentários para homenagear esse importante espaço de valorização da cultura negra.
As apresentações acontecem no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória. Hoje, será a partir das 20 horas. Todo o evento foi idealizado em formato on-line, devido ao período de pandemia do coronavírus.
Semana da Denúncia contra o Racismo
A programação, ainda, é marcada por debate, reflexão e luta. É que o dia 13 de maio, além de aniversário do Mucane, é a data de assinatura da Lei Áurea no Brasil e Dia da Denúncia contra o Racismo. Por isso, o evento ganhou o nome de Semana da Denúncia contra o Racismo.
“O dia 13 de maio é o aniversário do Mucane, mas não dá para ser só um dia de festa. Afinal, é uma data que demarca a resistência da população negra, luta e enfrentamento contra todas as injustiças sociais pelas quais passamos no passado e continuamos nos defrontando até o momento. No entanto, é uma celebração, no sentido de termos em Vitória esse espaço cultural, um símbolo que dá força, que empodera as nossas questões e os nossos debates enquanto cidadãos negros. O Mucane conta a nossa história para que esta e também as gerações futuras não cometam as mesmas injustiças sociais”, afirmou a coordenadora do Mucane, Thaís Souto Amorim.
“Essa é uma pauta contínua e necessária. Um dos inúmeros papéis do Mucane é preservar a história e lembrar à população quem foram aqueles que nos antecederam, suas conquistas, suas dores e sua luta até os dias de hoje. O Mucane resgata e preserva o conhecimento e o repertório cultural afro, que nos permitiram a construção de uma identidade própria no Brasil”, completou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.
Dança contemporânea
Para abrir o evento, nesta segunda (10), às 20 horas, a Semc exibe o espetáculo infantil de dança contemporânea “Minha Menina”.
A apresentação é um fragmento da peça “A Menina e o Pássaro”, do grupo de artes cênicas e dança Coletivo Emaranhado.
O espetáculo se passa em um lugar chamado “Tão Belo”, um mundo imaginário de uma menina que tinha como seu melhor amigo um pássaro. Toda vez que ele viajava/voava, a menina sentia muita saudades. Entre as idas e vindas do pássaro, todas as imagens, sensações e emoções captadas em Tão Belo vão surgindo da memória da menina.
A peça tem classificação indicativa livre e dura, aproximadamente, 30 minutos.
A programação segue até a próxima sexta-feira (14).
Segunda (10), 20h — “Minha Menina” (Diedra Rovena);
Terça (11), 20 h — “Casa AmarEla do Bonfim — Sarau das poetas pretas periféricas” (Priscilla Gomes e Meiriele Lemos);
Quarta (12), 20h — “(DES) construção” (Léia Rodrigues);
Quinta (13), 21h — “Tunico da Vila e do Terreiro” (Tunico da Vila);
Sexta (14), 20 h — “Estandarte negro — do Maciço Central ao Armazém” (Rômullo Corrêa).
Mucane
O Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) foi criado no dia 13 de maio de 1993, por meio do decreto nº 3527/1993, do governo estadual de Albuíno Azeredo, um dos primeiros governadores negros do Brasil. No local, acontecem cursos e oficinas de formação cultural, debates, exposições e apresentações voltadas à história e à identidade negra.
Cultura On-line
Quatro das cinco apresentações da “Semana da Denúncia contra o Racismo” fazem parte do edital 004/2020 (Arte em Casa), que integra o projeto “Cultura On-line”, da Semc.
O edital tem o objetivo de prestar apoio a artistas, técnicos e demais profissionais das áreas de arte e cultura, impedidos de realizar apresentações, shows, formações e peças de modo presencial durante a pandemia.
Também foi escalado para o “time” desse evento um artista do edital de Seleção de Projeto de Ocupação do Mucane, lançado em 2019.
Fonte: PMV