Bem-estar

O quê!? Dá para regar plantas com café?

Entenda melhor sobre o método

Em algum momento você olhou para a borra de café ou o restinho frio que ficou na garrafa térmica e se perguntou se existe algum uso melhor do que jogar fora? E se… você utilizasse nas plantas? Isso é mesmo possível? Você deve saber que o produto é rico em nutrientes e não deve ser descartado. Embora molhar os ramos corretamente seja essencial para mantê-los vivos e saudáveis, regar com café melhora sua condição?

A resposta é “sim”

Mas com algumas advertências: em primeiro lugar, você terá que conter seu entusiasmo em termos de quão benéfico é para as mudas. Não podemos nos esquecer que café líquido é, principalmente, água. Embora contenha centenas de compostos bons para as plantas — como os minerais, por exemplo — outros são nocivos — como a própria cafeína — e a maioria bastante inócua.
Porém, o fato de estar diluído significa que mesmo os nocivos vão se decompor rapidamente em contato com os micróbios no substrato. E isso é uma coisa boa — pois você provavelmente não matará seu jardim com café, desde que verifique que está frio antes de regar — mas também ruim — se você estiver esperando por resultados mágicos.
Sim, o o café contém nitrogênio, mas em pequenas quantidades que dificilmente farão muita diferença nas mudas de interior ou de jardim.
Se você decidir usar o produto ocasionalmente, certifique-se de que seja preto, sem adição de açúcar ou leite. Laticínios e açúcar contêm elementos extras que precisam ser decompostos e podem dominar os micróbios limitados encontrados nos recipientes – levando a odores indesejáveis, fungos, mosquitos, entre outras dores de cabeça.

Café moído ou líquido?

Misturar o pó de café ao solo produzirá melhores resultados? A vantagem do café moído é que ele adiciona matéria orgânica no solo, o que pode melhorar a drenagem, a aeração e a retenção de água – ajudando a manter seus ramos felizes e saudáveis. Uma boa regra é alimentá-las com essas soluções uma vez por semana.
Lembre-se, não há benefícios comprovados no uso da borra de café como fertilizante, nem pesquisas suficientes sobre as vantagens ou riscos para algumas plantas. Mudas de tomate, por exemplo, reagem mal ao produto.
Se você está interessado em utilizar esse método, sempre tente aos poucos, em vez de misturar muito imediatamente, e mantenha as expectativas baixas.
Caso precise de um fertilizante eficaz para os seus ramos, procure em lojas de jardinagem. Nele terão as concentrações corretas de todos os nutrientes necessários durante a estação de crescimento.

Fonte: casa.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish