Faixas de pedestre para pessoas com autismo são pintadas em Valência
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/06/faixa-rua-valencia-1000x620.jpg)
Cidade espanhola está usando pictogramas para ajudar seus moradores autistas a atravessarem a rua com segurança
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Arte-Autoescola-Galatas_endereco_portal-1024x103.png)
A cidade espanhola de Valência está usando pictogramas para ajudar seus moradores autistas a atravessarem a rua com segurança. A medida teve início no bairro La Torre, onde estão sendo pintadas 44 faixas de pedestres.
Se para muitos, atravessar a rua com segurança pode ser um hábito comum, para outros tantos é um desafio. É o caso de algumas pessoas com espectro do autismo. Foi pensando nelas que a Câmara Municipal de Valência iniciou um projeto piloto que envolve a pintura de pictogramas em faixas de pedestres.
A sinalização indica os movimentos: “Pare, olhe, semáforo, atravesse”. Os pictogramas azuis, uma cor que representa o autismo, são claramente visíveis e ajudam a pessoa que precisa sequenciar logicamente as ações necessárias para atravessar a rua com segurança. A medida pode ajudar inclusive mães que passam por situações embaraçosas quando seus filhos se agitam por quererem atravessar com o sinal vermelho.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/banner_ferramentas-1024x100.jpg)
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/06/faixa-rua-valencia2.jpg)
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Precisao-Contabilidade-1024x724.jpg)
A sociedade não está preparada para lidar com neurodivergentes. A ideia do projeto é justamente criar espaços urbanos mais seguros, inclusivos e acessíveis. No bairro La Torre, as 44 faixas de pedestres — que estão sendo pintadas — cruzam as vias para se chegar ao centro ocupacional para pessoas com espectro do autismo.
A iniciativa de pintar pictogramas nas ruas é resultado de um projeto de pesquisa da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha, em conjunto com a associação TEAVIAL, voltada a pessoas com espectro do autismo.
Fonte: CicloVivo