Macaco-aranha raro nasce em zoológico no Reino Unido
Por Trajano Xavier
Os tratadores encontraram um macaco-aranha recém-nascido sendo embalado por sua mãe em um zoológico no Reino Unido. Este novo bebê no Zoológico de Chester é um macaco-aranha colombiano de cabeça preta. Os pais são a mãe de 11 anos Kiara e o pai de 32 anos, Popoyan.
“Kiara é uma mãe muito carinhosa e protetora. Ela a carregou perto e está sempre checando seu precioso recém-chegado”, disse Nick Davis, vice-curador de mamíferos e especialista em primatologia do zoológico, ao Treehugger. “Ela é uma mãe experiente, então a maternidade é muito natural para ela, e estamos vendo todos os sinais certos em seu comportamento com o filho. Por enquanto, ela está mantendo o bebê por perto até que se tornem fortes e confiantes o suficiente para procurar comida e escalar de forma independente”.
Os macacos-aranha colombianos (Ateles fusciceps rufiventris) são encontrados principalmente na Colômbia e no Panamá. Eles são classificados como vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e correm risco de extinção.
Os pesquisadores acreditam que sua população caiu 30% ou mais nas últimas três gerações ou 45 anos. Os macacos estão ameaçados pela perda contínua de seu habitat na floresta tropical, bem como pela caça para carne de caça e comércio de animais de estimação. O raro bebê primata apoia um programa internacional de reprodução que existe para ajudar a proteger a espécie, de acordo com o zoológico.
Os macacos-aranha colombianos são vulneráveis à extinção e, portanto, o precioso recém-chegado de Kiara é uma grande adição ao programa internacional de criação da espécie”, disse Davis em um comunicado.
“É fantástico ver Kiara embalar seu novo bebê de perto — ela é uma mãe experiente, então voltou à maternidade. O bebê começará a se aventurar após cerca de seis meses, mas ficará perto da mãe por cerca de 12 meses, quando o pequeno estará forte e confiante o suficiente para procurar comida e escalar independentemente. Os cuidadores ainda não sabem o sexo do bebê, mas serão capazes de determinar se é homem ou mulher assim que o bebê começar a deixar a mãe em alguns meses”, diz Davis.
Sobre macacos-aranha
O macaco-aranha colombiano é uma das espécies menos conhecidas, de acordo com o grupo de vida selvagem Neotropical Primate Conservation. É uma subespécie do macaco-aranha de cabeça marrom (Ateles fusciceps) que é nativo da Colômbia, Equador e Panamá.
Os macacos-aranha têm corpos esguios e membros longos e finos. Eles balançam, saltam e se penduram em galhos, suspensos por suas caudas. Eles têm cerca de 16 a 22 polegadas (40 a 55 centímetros) de comprimento, mas suas caudas são muito mais longas que seus corpos e podem ter até 34 polegadas (85 centímetros) de comprimento. Sua cauda preênsil os ajuda a se mover e se segurar nos galhos enquanto usam as mãos para coletar comida.
Eles foram nomeados por sua aparência geral de aranha, particularmente por sua aparência quando estão pendurados de cabeça para baixo nas árvores. Os macacos-aranha têm um filhote de cada vez, do qual a mãe normalmente cuida até que o bebê tenha cerca de 20 meses de idade.
São incrivelmente ágeis e fascinantes de observar, passando a maior parte do tempo no alto das árvores, saltando até uma distância de nove metros. Eles podem andar na posição vertical e se comunicar por meio de vocalizações relinchadas de alta frequência”, disse Davis. “A estrutura social de um grupo de macacos-aranha é bem diferente da maioria das outras espécies de macacos e o grupo aqui em Chester provou ser realmente importante para nossa compreensão científica mais ampla das espécies. Numerosos conservacionistas e pesquisadores estudaram os macacos-aranha aqui — desenvolvendo métodos para registrar dados comportamentais que eles então transferiram e aplicaram à ação vital de conservação no campo”.
Fonte: Território Secreto