Comportamento & Equilíbrio

Desenvolva sua capacidade empreendedora

“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”, Walt Disney

A capacidade visionária e empreendedora de Walt Disney o tornaram um dos homens mais bem-sucedidos e lembrados no mundo dos negócios. Quando Disney sonhou com a construção do parque “Disney World”, muitos o chamaram de louco. Afinal, quem iria construir um parque no meio do pântano? Disney foi muito além. Ele revolucionou o mercado com um novo modelo de gerir parques, agora com ingresso único para todos os brinquedos. Infelizmente ele morreu antes da inauguração, mas na sua mente já estava visualizado tudo como queira. No dia do velório de Walt Disney, alguém se aproxima da sua esposa e diz: “Que pena que ele não pode ver isso”. Ela respondeu: “Não, ele viu tudo isso antes de todo mundo”.
Disney era um visionário.

PROCURA-SE EMPREENDEDORES. Neste novo século, o profissional moderno precisa ser muito mais que um executor de tarefas ou um simples cumpridor de horário dentro das organizações. Hoje o mercado está sedento de pessoas com capacidade empreendedora. Vamos entender um pouco mais sobre isso. O que é ser empreendedor? Segundo Nicolau Maquiavel, empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.
Conhecemos alguns tipos de empreendedores. Empreendedor corporativo ou de negócios é aquele que toca o seu negócio abrindo uma empresa ou empreendimento. Então, se não fundei uma empresa estou fora dessa. Não sou empreendedor. Não nasci para isso. Inclusive com essa história de nasci para isso, nasci para aquilo resolvi fazer uma visita a algumas maternidades para levar o crachá dos profissionais que nasceram empreendedores. Amigo leitor, ninguém nasce empreendedor. Ninguém nasce um sucesso. Nós desenvolvemos características empreendedoras durante a vida que vão nos conduzir para o sucesso.
Há um perfil que gosto muito que é o “intraempreendedor”. Segundo Waldez Ludwig, o “intraempreendedor” é aquele cara que toca o seu negócio dentro de outro negócio (da empresa em que trabalha), ou seja, é muito mais que um funcionário, é um profissional que está dentro da empresa, mas que na sua concepção entende de valor e coloca na cabeça que trabalha para si e não para uma empresa. Infelizmente não é tão fácil encontrar esses “caras”. A maioria das pessoas trabalha pensando no seu final do mês.
O filme náufrago estrelado por Tom Hanks nos dá uma fantástica lição do que precisamos desenvolver para nossas ações empreendedoras. Afinal, que ações empreendedoras são estas? O personagem de Tom Hanks (Chuck) tinha uma vida fantástica. Bem empregado em uma grande companhia com sonhos de construir sua família ao lado noiva. Tudo muda quando num voo da Inglaterra para os Estados Unidos o avião em que estava cai numa ilha deserta e ele sendo o único sobrevivente naquela ilha. Para suprir suas necessidades Chuck precisou desenvolver novas habilidades para sua sobrevivência. Agora, e se fosse você meu amigo? Vamos ver algumas habilidades desenvolvidas pelo nosso amigo que vão nos conduzir neste processo de desenvolvimento.

Quando Disney sonhou com a construção do parque “Disney World”, muitos o chamaram de louco (Foto: Reprodução)

SAIR DA ZONA DE CONFORTO: O lugar mais gostoso para se estar, mas ao mesmo tempo muito muito muito perigoso. Sair da zona de conforto não é nada fácil, mas necessário. Para o personagem Chuck, a zona de conforto nada mais era que aquilo que não lhe oferecia mais desafios. Um profissional campeão é apaixonado por desafios.

SE ADAPTAR A NOVOS AMBIENTES: Chuck precisou se adaptar a um novo ambiente que o incomodava muito. Imagine estar num ambiente totalmente desconhecido?
Algumas vezes somos colocados nesta situação. Esse é um dos grandes desafios dos profissionais modernos.

DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES: Chuck quando cai na ilha certamente precisou desenvolver habilidades que nunca imaginou precisar na vida. Tomar água de coco é muito bom, mas imagine se você precisasse subir no coqueiro, pegar o coco, abri-lo e depois colocar para gelar. Que delícia não é verdade? Mas que trabalho hein. Pois é, essa foi uma das habilidades desenvolvidas pelo nosso amigo Chuck. Outra nova habilidade foi aprender a pescar com arpão. Neste novo mundo precisamos desenvolver novas habilidades todos os dias para não ficarmos para trás.

CRIAR UM RELACIONAMENTO: Nenhum ser humano sobrevive ou se desenvolve sem se relacionar com o meio em que vive. Somos seres emotivos, comunicativos e fomos criados para nos relacionar e agregar a vida dos outros. Certo dia assistia a uma entrevista de Juliano Beletti, ex-jogador de futebol e atualmente comentarista esportivo. Ele dizia que todos os treinadores que trabalhavam com ele quando mudavam de clube tentavam levá-lo para o clube, não porque ele era um grande jogador, o que realmente ele nunca foi, mas pela sua capacidade de se relacionar bem com as pessoas. Hoje as atitudes agregam muito mais valor que nossas habilidades.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish