Dádiva de Deus



Guimarães
Em toda a Escritura Sagrada há registro do zelo de Deus pela instituição Família. Em especial vou destacar o livro de Josué 19. Nele, 13 vezes Deus cita os cuidados dEle pelas famílias. As divisões de terras eram feitas de acordo com a quantidade de membros de cada família. Não havia favoritismo.
Deus direcionava a terra boa e produtiva que cada família deveria ocupar, no entanto, essas terras estavam sitiadas por moradores valentes e desordeiros. Algumas famílias, pela fé, iam à luta e tomavam posse de toda terra. Outras, hesitavam, pela aparência da valentia do povo e aceitavam conviver com eles, pegando apenas uma pequena parte das terras que Deus havia dado a eles. Não queriam lutar, seria cansativo e estavam satisfeitos com um pedacinho de terra.
Infeliz escolha. Esquecerem que quem lutaria por Eles era Deus. A parte deles era andar, mover-se, sair da inércia. As consequências dessa convivência com o povo Belial foram miséria e apostasia. Deus escolheu um líder e o capacitou para guiar essas famílias. Josué liderou, com presença de Deus em cada detalhe, sem procurar dar preferência a uns em detrimento de outros. Até entre os que eram mais próximos a ele.

Josué, vendo a fraqueza do povo, não promoveu conflitos, não causou confusão, não saiu difamando a integridade do nome de ninguém, nem foi arbitrário. Permitiu que vivessem suas escolhas.
Líderes escolhidos por Deus são diferenciados e a amabilidade e generosidade de Josué geravam cortesia, respeito e consideração do povo para com ele. Carecemos de líderes como Josué, com atitudes semelhantes.

Entre as famílias do povo de Deus, haviam os filhos de Lia com Jacó, Simeão e Levi. Estes, revelaram seu caráter vingativo (Gn.34). A atitude desses irmãos lhes privaria de ter lugar próprio em Canaã, como profetizou seu pai Jacó: “Às vezes, bem próximo de nós, há pessoas que com os lábios nos cumprimentam, mas com a sua língua espalha difamação e toxinas para denegrir a reputação daquele que te causa ciúmes”.

Neste texto bíblico, entendemos que Deus se preocupa com seu o povo. Conhece o caráter de cada um. Por isso, há momentos que Ele elege seus escolhidos para estarem nos lugares onde muitos achariam sujos; terra do diabo por haver muitas tramas diabólicas, inveja, ciúmes, ganância, o ninho dos sentimentos maus…

Deus terá seus escolhidos até ali. Seu povo estará em cada canto, cargo, localidade desse mundo…Para que o povo tenha um pouco de alívio dos maus que governam com propósitos egoístas, privando muitos de terem acesso ao básico da vida. “Comida, Saúde, Segurança, Educação, lazer, Emprego, Qualificação, casa própria…”
Deus chama e capacita.

Suzana Dias Guimarães
Licenciatura em Pedagogia na instituição de ensino na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra — Carazinho)
Bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda na instituição de ensino Faculdade Novo Milênio
Pós-graduada em Neuropedagogia na instituição de ensino Faculdade de Ensino São Luiz