Educação

Os benefícios da tecnologia na educação

A palavra tecnologia vem da junção de duas palavras gregas: “tekne”, que significa “técnica, artefato, ofício”, e “logos”, que significa “conhecimento, saber”. Por isso, o termo tem um sentido muito mais amplo que computadores, softwares e invenções modernas. É possível constatar que as últimas décadas têm sido um período de grande revolução no processo de ensino e aprendizagem, passando por inúmeras transformações políticas e econômicas nas sociedades do mundo, devido ao surgimento de diversas inovações tecnológicas que têm possibilitado a universalização da informação na educação visando refletir sobre a relação entre educação, tecnologia e cidadania.

Vamos recordar o período pandêmico, decretado no início de 2020, que vem alterando modelos de negócios e o comportamento de todos os setores ao redor do mundo. O que estava previsto em termos tecnológicos para acontecer nos próximos anos e a longo prazo foi antecipado e já está sendo implementado rapidamente a cada instante e, na educação, não foi diferente. Toda a comunidade escolar precisou se adaptar, em tempo hábil, ao modelo remoto, mudando a forma de se comunicar com as famílias, de elaborar o planejamento pedagógico, de ministrar aulas e acompanhar o desenvolvimento dos alunos.
Desde então, o uso das tecnologias cresceu excepcionalmente na educação. Para os professores faz-se necessário se capacitar e aproveitar o que tem de melhor em cada matéria, facilitando o aprendizado do aluno e focando em tirar dúvidas, ajudar na interpretação, etc.

Antigamente, o professor era o único participante ativo em sala de aula, somente ele tinha o conhecimento e transmitia para seus alunos, sem muita participação ou grandes reflexões sobre o conteúdo. Hoje, o professor passa a atuar como intermediador entre a informação e o aluno, além de mentor, para que a aprendizagem seja facilitada. Possibilitando que novas metodologias de ensino sejam utilizadas.

Em vez dos métodos tradicionais, os professores podem, portanto, inovar suas propostas, tornando-as mais atrativas aos alunos e caminhando rumo a estratégias pedagógicas centradas no aluno. A tecnologia se faz presente na vida de muitos jovens. Mesmo antes de entrar na escola, a quantidade de informações que estes têm disponível na internet é muito grande, por isso, é fundamental entender que as escolas precisam se adaptar à nova realidade mundial, ao uso das ferramentas tecnológicas que propiciam e estimulam o aprendizado.

O próprio MEC (Ministério da Educação) criou, em 2017, a Educação Conectada, uma iniciativa que busca promover o uso de tecnologias digitais na educação básica pública do Brasil. Por meio do programa, as escolas podem ter acesso a recursos tecnológicos e pedagógicos que favoreçam a aprendizagem dos alunos e a formação dos professores. Com a transformação digital cada vez mais forte na sociedade, a tecnologia na educação chegou para potencializar o processo de ensino e aprendizagem.

Quais os benefícios da tecnologia na educação?

• Aulas mais interativas e dinâmicas;
• Incentivo à criatividade;
• Aproveitamento extraclasse;
• Aumento de produtividade por parte dos alunos;
• Personalização do ensino.

Encontrar equilíbrio nesse sentido, certamente, é um dos maiores desafios da educação. Para que isso se desenvolva de maneira plena é preciso conscientizar os alunos em relação ao uso das novas tecnologias e engajá-los com metodologias que tragam a tecnologia como suporte, sendo intermediária para processos de aprendizagem.

A construção do conhecimento fica contextualizada à realidade dos estudantes, que nasceram e vivem tendo a tecnologia como parte integrante de todas as áreas de suas vidas. Não podemos negar o grande abismo entre as escolas privadas e públicas e os desafios que os gestores educacionais mais encontram no seu dia a dia, tentando também, uma solução para a exclusão digital. Entretanto, um gestor educacional empoderado com essas questões pode ver esse desafio como uma oportunidade de estar sempre se atualizando com o que há de mais novo no meio tecnológico.

A implantação das tecnologias de informação e comunicação na escola não favorece somente a aprendizagem do aluno, como também aproxima os professores dos alunos, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos, uma construção coletiva do saber. Quanto mais as utilizações dessas ferramentas forem naturais, mais fácil será a sua integração na dinâmica escolar. Assim, a criança cresce de maneira independente ao longo das etapas educacionais, tendo ainda mais liberdade nas técnicas que usam para aprender ouvindo, lendo, explicando, ou qualquer outro caminho possível, além de se tornar mais autodidata em seu desenvolvimento.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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