Geral

Desafios e conquistas — um trabalho para uma verdadeira equipe

Por Max Miller

Em um tempo bem distante, um grupo de formigas se preparavam para um dos invernos mais rigorosos que já poderiam ter passado. Por algum motivo, essa equipe de formigas, podemos chamá-la assim, por trabalhar sempre em grupos e com uma sintonia, típicas desse inseto, pressentiam que algo aconteceria naquele inverno.
Elas colhiam inúmeras folhas para armazenamento, como sempre faziam porém, desta vez, o outono não colaborou muito com o serviço destas formigas, uma vez que o clima estava diferente de todos os anos anteriores, não aconteceu uma florada legal, uma frutificação adequada e todos os seres, dependentes destes efeitos, ficaram comprometidos com o pouco que restou, inclusive as formigas.
Um grupo de formigas saiu em busca de mais alimentos para sua colônia, ao se afastar do seu ninho e colocar-se em risco, a equipe jamais desistiria de seus desafios e assim foi, pois muitas coisas ainda estavam por vir.

O caminho escolhido passava por uma região ocupada por tamanduás famintos, que também sofriam o efeito climático adverso. O grupo de formigas não tinha como escolher os desafios que enfrentaria, apenas focou em buscar a conquista determinada anteriormente.

Escondidas em meio a capins e galhos secos no chão foram e o inevitável aconteceu, o confronto com os tamanduás. Estes, aspirando famigeradamente várias formigas do grupo gigantesco, que saiu com o propósito de trazer o maior número possível de alimentos para sua colônia, foram dizimando dezenas, centenas de formigas.

Mas, uma equipe que se preze sempre será uma equipe, as antenas em toques repetidos uma com a outra, se juntaram em forma de bola, uma bola de formigas, muito grande, onde com este tamanho e formato, dificultou a aspiração dos tamanduás, estes, desistindo do desafio de ter que comer o que não conseguiam, evadiram-se, desistindo das formigas que, em equipe, mostraram toda sua força.

Podendo dar continuidade ao desafio de trazer folhas, foram elas colher as maiores e as mais verdes folhas que puderam. Ao retornar para sua colônia, encheram os depósitos para o inverno que se aproximava, foram recebidas por sua rainha que demonstrou toda alegria ao ver o tamanho da conquista de suas operárias.

Todo desafio tem um peso, mas toda conquista vem carregada de valores, lutas e de vidas entregues ao objetivo traçado! Não existe conquista sem um desafio para enfrentar, e não enfrente um desafio se não for para conquistar! Não tente sem antes entender o valor de uma equipe e que só, não teremos antenas para tocar!

Max Miller
Empresário, escritor e estudante do 8º período de Biologia na Ufes

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish