Pets

Afinal, o que os cães veem quando assistem à TV?

O que os cães enxergam quando assistem à TV? Eles têm programas preferidos?

Por Isabela Oliveira

No início deste mês, o The New York Times noticiou o fenômeno de “Flow”, animação vencedora do Oscar que manteve pets atentos à televisão. Em entrevista ao jornal, Matiss Kaza, produtor e roteirista do filme, disse que acredita que os sons reais de animais presentes ​​na produção atraem a atenção dos animais. E ele parece estar certo.
Uma pesquisa publicada no Applied Animal Behaviour Science, em 2024, descobriu que os cães ficam mais engajados quando assistem a vídeos que apresentam outros animais, principalmente de sua própria espécie.

Em entrevista recente ao NPR, a oftalmologista veterinária Freya Mowat, que conduziu o estudo, disse que os sons naturais, músicas suaves e cores bonitas em “Flow” podem atrair os bichos para a tela. Segundo ela, o contraste entre o preto e o fundo colorido é “muito visível para um cão”.

Sem diálogos, o filme segue a jornada de um gato, uma capivara, um cachorro, um lêmure e um pássaro enquanto eles tentam sobreviver a uma enchente. Após receber mais de mil respostas de donos de cães no mundo, o estudo de Mowat também descobriu que a idade e a visão do cão influenciam na interação com a tela e que cães de esporte e pastoreio assistem a todos os tipos de conteúdo mais do que outras raças. Além disso, eles são atraídos por movimento e não se interessam muito por humanos na TV. Mais de 10% deles se interessou por desenhos animados.

Mas afinal, o que acontece com os cães quando eles estão em frente à TV?
De acordo com o PetMD, os cães podem assistir à televisão — e até gostar. No entanto, eles têm a visão menos nítida do que humanos e podem preferir se aproximar mais da tela para enxergarem com mais nitidez. Além disso, a percepção de cores também é diferente, já que os cachorros têm apenas dois tipos de células de processamento de cores em suas retinas, uma a menos que nós. Então, por só conseguirem ver azul, verde e amarelo, essas cores podem ser mais atrativas para eles.

Por outro lado, eles têm mais bastonetes, o que aumenta a visão noturna. Como são mais sensíveis ao movimento, eles captam oscilações de até 75 hertz, enquanto pessoas não notariam tremores mais rápidos do que 55 hertz. Também é provável que os cães saibam que as imagens não são reais. Isso visto que elas não possuem cheiro — o sentido mais importante para eles. Mesmo assim, ainda é possível que eles tentem latir de volta para a televisão. Então, é melhor não escolher nada que os estressem.

Assim como seres humanos, alguns cães podem não gostar de TV, ou preferir uns programas a outros. Isso pode ter influência, por exemplo, da raça, já que a capacidade de visão difere entre cada uma. Por isso, assistir ou não à TV com seu pet (ou deixá-la ligada ao sair) é uma decisão pessoal, desde que não substitua atividades físicas e brincadeiras. Mas, aqui vai uma dica: eles tendem a preferir assistir a animais reais em movimento, e não os de desenho animado.
Na dúvida, vale experimentar e ficar atento às reações do bichinho. Com informações de Hill’s Pet.

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish