Geral

O que é a geada negra? Veja como esse fenômeno afeta a agricultura

Ocorrida geralmente no inverno, com frio intenso e ventos fortes, a geada negra pode causar danos irreversíveis à vegetação

Por Angelina Miranda

Com a chegada do inverno, as geadas também são esperadas, principalmente na região Sul do Brasil que mais sofre com as baixas temperaturas. Mas agora os meteorologistas trazem alertas para um fenômeno diferente: a geada negra.
Geralmente, a geada convencional é uma situação meteorológica conhecida por formar uma fina camada de gelo em qualquer superfície exposta como as ruas, carros, plantas e árvores.
Durante a noite, a condensação do vapor da água da atmosfera costuma se depositar em gotículas durante as superfícies, fenômeno conhecido como orvalho. Durante as baixas temperaturas, o frio acaba por congelar esse orvalho, gerando a geada.

O que é a geada negra?
Ao contrário do que muitos pensam, a geada negra não se dá por uma questão de poluição atmosférica — o que poderia pigmentar os flocos de gelo, deixando-a mais escura. O fenômeno tem outro disparador: as temperaturas extremas.
Quando uma localidade registra temperatura igual ou abaixo de 0ºC, e também tem ventania intensa, ocorre o congelamento da seiva das plantas — líquido que contém os principais nutrientes necessários para o crescimento das árvores e vegetação.

A geada negra geralmente causa danos irreversíveis às plantações (Foto: Freepik)

Esse congelamento da seiva, que deixa de circular pelo sistema vascular, se assemelha a uma espécie de necrose, ou queimadura, o que provoca o escurecimento das plantas. No inverno, a geada negra é principalmente temida pelos agricultores. Uma vez que, ao contrário da geada convencional que apenas cria uma camada fina de gelo sob a vegetação, a geada negra congela as plantas de dentro para fora e pode arrasar plantações inteiras. A geada negra é um evento climático tão intrigante que inclusive virou tema de um artigo científico publicado pela Associação Nacional de História do Paraná (ANAPUH-PR), que investiga um caso histórico no Brasil.

Especificamente em 18 de julho de 1975, os cafezais do Norte do Paraná amanheceram queimados e os frutos do café completamente inutilizados, gerando um prejuízo incalculável às culturas cafeeiras da região”, afirma o historiador Carlos Rodrigues.

Ainda segundo o artigo, na madrugada anterior houve o registro de -9ºC na temperatura e uma forte ventania, o que gerou queimaduras nos troncos dos cafezais, matando as plantas e inutilizando os frutos, que, queimados, não tinham mais nenhum valor comercial.

Tem geada negra no Brasil?
Sim. Há décadas são registrados eventos de geada negra em regiões muito frias do país, como os estados localizados ao sul do Brasil.

Tem geada negra em outros lugares do mundo?
Sim. Países que têm climas temperados e subtropicais, que são atingidos por massas de ar frio e seco, também costumam sofrer com a geada negra. Entre eles estão Argentina, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Olhar Digital

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish