Educação

Crianças aprendem sobre natureza com o Alfabeto do Parque da Fonte Grande

Por Michelle Moretti

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, localizado no bairro Redenção, se transformou em um verdadeiro cenário de encantamento e aprendizado. Aproximadamente 360 crianças, acompanhadas de seus familiares, participaram de uma manhã de descobertas e vivências com a natureza durante a Apresentação e Dinâmica do Alfabeto do Parque da Fonte Grande, conduzida pelos educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande.
A iniciativa integra o projeto “Mata Atlântica: Floresta que Ensina”, desenvolvido pelo CEA em parceria com o projeto institucional do Cmei, “Leitura, Meio Ambiente e Sustentabilidade: Eu no Mundo”, coordenado pela diretora Nínia Miranda de Oliveira Nunes, com participação das professoras Cléia Gouvêa dos Santos e Valéria Dias de Freitas Abreu, responsáveis pelos Grupos 5 e 6.

O objetivo é despertar o interesse das crianças pelo meio ambiente e pela sustentabilidade a partir da literatura infantil capixaba e da valorização da cultura regional, promovendo experiências que unem leitura, imaginação e contato direto com a natureza. O educador ambiental e geógrafo Wilson de Souza destaca que o projeto foi planejado de forma sensível e integrada à realidade local. “O Cmei está localizado no bairro Redenção, que faz parte do Maciço Central de Vitória — território onde essas crianças vivem e exploram o mundo. Pensamos em uma programação que fortalecesse essa conexão com o ambiente e estimulasse o diálogo sobre a importância da natureza no cotidiano delas”, afirma.

Segundo Wilson, o Alfabeto do Parque da Fonte Grande é uma das ferramentas pedagógicas criadas dentro do projeto Mata Atlântica: Floresta que Ensina. “Trabalhamos com um cardápio de atividades e materiais didáticos. O alfabeto contribui diretamente para o processo de alfabetização de forma lúdico-ambiental, tornando o aprendizado mais prazeroso, envolvente e significativo”, explica.

Nínia Miranda reforça a importância da parceria. “É uma parceria de sucesso, onde crianças e adultos estão vivenciando momentos de aprendizagem e experiências em contato com a natureza. Parte desse projeto se materializa na construção do Alfabeto, pensado pelas professoras e pelas próprias crianças, e concretizado pelos profissionais do Parque”.

O Alfabeto do Parque da Fonte Grande e os materiais do projeto Mata Atlântica: Floresta que Ensina estão disponíveis no portal InterageVix, ampliando o acesso de escolas e educadores às práticas de educação ambiental voltadas para o entorno do Maciço Central de Vitória.

Fonte: PMV

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *