Meio ambiente

Ratel e texugos: conheça esses adoráveis animais

Você já ouviu falar sobre o ratel ou texugo-do-mel? Caso sua resposta seja negativa, essa é a hora de conhecer a representação de “as aparências enganam” dentro do reino animal. Extremamente adorável e encantador, um ratel pode ser uma criatura mortífera. Membro da família de mamíferos Musteridae, essa espécie é parente próxima das fuinhas, lontras e outros texugos. Porém, ele possui uma reputação muito mais agressiva que seus familiares.
Afinal, qual é a verdadeira força de um texugo-do mel? Confere só!

O que é um ratel?

(Foto: Wikimedia Commons/Reprodução)

Um ratel costuma ter o mesmo tamanho de um cachorro de pequeno a médio porte e pesa entre 6 e 14 kg. Ao contrário do que sua aparência sugere, entretanto, essa é uma espécie que foi construída para causar um enorme estrago em seus adversários.
O texugo-do-mel usa suas garras de quatro centímetros e seus dentes afiados para perfurar superfícies muito resistentes. Um exemplo disso é que um espécime consegue quebrar o casco de uma tartaruga de maneira vigorosa.
Um casaco de pelo negro reveste seu corpo inteiro, marcado por uma listra branca que segue a linha da coluna. Na área próxima ao pescoço, o tecido é ainda mais resistente, fornecendo boa proteção para o combate contra porcos-espinhos e mordidas de cachorro.
Para finalizar seu arsenal, o ratel é dono de duas glândulas anais na base de sua calda, que espirra um jato de fedor com alcance de até 40 metros. De acordo com o Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul, essa arma é normalmente utilizada para marcar território, mas também pode ser expelida quando ele se sentir ameaçado.

Do que se alimenta um texugo-do-mel?

(Foto: Simon Gorta/Reprodução)

Os texugos-do-mel são animais onívoros, podendo ter uma dieta que varia entre frutas e outros seres vivos. Seu olfato apurado lhe ajuda a identificar comida em baixo da terra e suas garradas auxiliam na escavação e dilaceração do alimento.
Caçadores destemidos, um espécime que habita a África do Sul é conhecido por perseguir os Oryx, um tipo de antílope com chifres e de 10 vezes seu tamanho. Em um documentário da BBC sobre a vida selvagem africana também é possível ver um grupo de sete texugos-do-mel perseguindo leões adultos pela savana.
Quando entre humanos, o ratel demonstra toda a sua inteligência. Esse é um dos poucos animais não primatas que consegue utilizar ferramentas. Aqueles que vivem em cativeiro são conhecidos por conseguir abrir portões e escapar do confinamento usando pedras, lama e gravetos.

Fonte: Megacurioso

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish