Curiosidade – Soy de Panama: o papagaio que fugiu de casa e voltou falando espanhol
A história cômica aconteceu nos Estados Unidos e intriga muitas pessoas até hoje, que se perguntam até onde o pássaro teria ido
A inteligência e capacidade dos papagaios de imitarem a voz humana é impressionante e, muitas vezes, cômica. Não são poucos os exemplos de donos de papagaios que ensinam seus animais a falarem saudações como “bom dia”, ou mesmo a arara de Winston Churchill que bradava a frase “malditos nazistas”.
Porém, um caso peculiar ocorrido em Torrence, na Califórnia, chamou muita atenção da mídia quando sua história ficou conhecida. O papagaio Nigel, pertencente a um dono britânico, fugiu de casa em 2010.
Quatro anos depois, já sem muita esperança, seu dono, Darren Chick, se surpreendeu quando uma veterinária contactou ele afirmando que tinham encontrado o seu pássaro. A responsável pelo achado, Julissa Sperling, levou a ave para a veterinária Teresa Micco.
No primeiro momento, Micco acreditava se tratar de seu próprio papagaio, que também havia perdido. Porém, pouco tempo depois, ela percebeu que o alegre animal não era seu, e encontrou um chip que Chick havia instalado nele para que fosse identificado.
Quando se reencontraram, Nigel cumprimentou seu dono com um amistoso “¿Qué passa?” (como vai?, em espanhol) e “Soy de Panama” (sou do Panamá, também em espanhol). Além disso, ele constantemente imitava o latido de um cachorro.
Apesar da novidade linguística, Darren soube logo de cara que se tratava de seu bichinho. Apesar do final feliz, a história nunca foi resolvida e nunca souberam onde Nigel teria aprendido a falar em espanhol.