Primeira audiência pública no País sobre preservação sexual será realizada em Vitória
O evento será realizado, nesta quarta-feira (04), a partir das 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vitória
Vitória sediará a primeira audiência pública no País sobre “Preservação Sexual na Adolescência”. O evento será realizado, nesta quarta-feira (04), a partir das 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vitória (CMV).
A audiência terá a presença do palestrante Nelson Júnior, que é líder do movimento “Eu escolhi esperar”, além de especialistas na área da saúde, como o pesquisador Thiago de Melo e a médica Sylvia Baiense.
Para o palestrante convidado Nelson Júnior a audiência pública será um marco histórico para o Brasil. “É a primeira vez, em nível nacional, que vamos abordar o assunto, discutir, incentivar e orientar, principalmente, o público adolescente a tardar a iniciação sexual. Hoje, temos a necessidade de políticas públicas para um grupo de idade sensível. Então, nosso primeiro alvo é alcançar esse grupo, entre 10 e 14 anos, que encontra-se na pré-adolescência e início da adolescência. E, em seguida, ampliar essa conversa para o público de 14 a 17 anos, que contabiliza os maiores índices de gravidez precoce e de infecções sexualmente transmissíveis”.
O palestrante ressalta que esse grupo apresenta um grande risco de vulnerabilidade e o Estado precisa desenvolver políticas públicas nessa faixa etária, que carece de atenção. “É fundamental pensarmos em ações e programas que contemplem a saúde integral do adolescente e isso precisa ser urgente. Por isso, damos o pontapé inicial para essa discussão no País e todos devem participar desse debate, ou seja, família, políticos e sociedade.
O vereador de Vitória Wanderson Marinho (PSC) é um dos defensores da preservação sexual na adolescência e idealizadores da audiência pública. “É um tema relevante, que necessita de atenção das famílias, lideranças políticas, educadores, especialistas, entre outros profissionais da área”, diz.
Ele ressalta que a adolescência é uma fase linda, de novas conquistas, descobertas, realizações e estudos. “O sexo precoce, sem maturidade e segurança, pode contribuir para a transmissão de doenças e até mesmo uma gravidez indesejada, o que acaba comprometendo o ciclo de formação profissional, ou seja, o seu futuro, interrompendo uma fase importante da vida”, reforça o vereador.
A audiência sobre “Preservação Sexual na Adolescência” é uma iniciativa dos vereadores Wanderson Marinho (PSC), Leonil Dias (PPS), Waguinho Ito (PPS), Neuzinha Oliveira (PSDB) e Davi Esmael (PSB).
Projeto de lei defende campanha sobre o tema
Um projeto de lei (282/2019), de autoria do vereador Wanderson Marinho (PSC), cria, no município de Vitória, a Campanha de orientação, valorização e preservação sexual na adolescência, a ser realizada anualmente durante o mês de setembro. “A proposta é ampliar a discussão sobre o tema e trabalhar no sentido da prevenção, envolvendo toda a sociedade”, afirma o vereador. O projeto de lei já está em tramitação na Câmara de Vereadores de Vitória (CMV).
Serviço:
Primeira Audiência Pública no País, com o tema: “Preservação Sexual na Adolescência”.
Dia: 04 de março (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: plenário da Câmara Municipal de Vitória (CMV)
Endereço: Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1788, Bento Ferreira, Vitória-ES.
Sobre os palestrantes:
Nelson Ferreira Neto Júnior é criador do Movimento Eu escolhi Esperar. Criado há 10 anos, defende a ideia de preservação sexual até o casamento.
Ele também é fundador do Instituto Eu Escolhi Esperar, uma organização da sociedade civil – sem viés religioso – por meio da qual vem conversando com empresários em busca de apoio financeiro para desenvolver conteúdo para adolescentes. Entre as metas do Instituto para este ano ano estão a produção de história em quadrinhos, peça de teatro e um seriado de televisão. Ele também quer promover diversas audiências públicas em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas para envolver as famílias na discussão.
Thiago de Melo Costa Pereira é professor/pesquisador do Instituto Federal do ES (Ifes) e Universidade Vila Velha (UVV), escritor e palestrante. Pós- doutor em farmacologia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Mestre e Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Farmacêutico pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Sylvia Baiense é médica pediatra com especialização em ginecologia Infanto Puberal. Responsável pelo ambulatório de Ginecologia de crianças e adolescentes do município da Serra. Responsável pelo ambulatório de Ginecologia Infanto Puberal do Hospital Infantil.
Professora da disciplina de Ginecologia Infanto Puberal da Multivix.
Texto: Divulgação