Política

É Isso Aí — Eleições podem ser adiadas

Pois é, o que estava para acontecer com a entrada em cena do famigerado coronavírus mostrando que sua força é real, embora o “reizinho” o tenha qualificado como uma “gripezinha”, e atingiu também o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não visualizou outra saída a não ser transferir as eleições que seriam realizadas em outubro vindouro

E foi mesmo o que ocorreu nesta terça-feira (23), no Senado, com os senadores votando a PEC 18/2020 em dois turnos, durante sessão remota. A PEC define também o período entre 31 de agosto e 16 de setembro para a realização das convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações.
Então está iniciada a corrida contra o tempo. Eu recomendo, amáveis leitores, que abram bem os olhos, prestem muita atenção, porque tenham certeza os assédios serão de toda ordem possível. Até 26 de setembro, partidos e coligações devem solicitar à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos. Após 26 de setembro, inicia-se a propaganda eleitoral, inclusive na internet. As emissoras podem transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos até 11 de agosto. A partir dessa data, esse tipo de transmissão fica proibida. Anotaram?
E os partidos políticos serão convocados e, também, a representação das emissoras de rádio e de televisão para elaborarem um plano de mídia. É aí que a porca vai torcer o rabo! É que haverá a obrigatoriedade dos partidos políticos, das coligações e dos candidatos divulgarem um relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados em 27 de outubro. Perceberam !?
Não estou lançando lenha em fogueira mas, como todos nós conhecemos os políticos e suas escamoteáveis articulações em se tratando da grana nas campanhas eleitorais é OU NÃO É? ESTOU ERRADO!?
Já estamos presenciando as ações criminosas de alguns políticos desviando e escondendo os 600 reais que o governo resolveu, em boa hora, destinar aos brasileiros por causa do coronavírus. Uma tremenda e cínica vergonha.
Mas o governo já tomou algumas precauções. Por exemplo, vai até 15 de dezembro o prazo para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos e comitês, relativos ao primeiro e, onde houver, ao segundo turno das eleições. Vamos ver se irão obedecer!
E a diplomação dos candidatos eleitos ocorrerá em todo o País até o dia 18 de dezembro.
O ministro Luís Roberto Barroso afirmou que, inicialmente, os 5.570 municípios brasileiros deveriam realizar o primeiro turno da votação no dia 4 de outubro e o segundo, no dia 25. Eita vírus forte, hein!!??
Barroso está agindo corretamente, penso eu! Sim, porque não vejo no horizonte nada que faça acreditar que o perigo já “quase” não existe como muitas “otoridades”, inclusive e principalmente o nosso “reizinho” estão falando e forçando o povo a deixar de lado as máscaras, e ficarem quietos dentro de seus lares, mantendo distanciamento mesmo entre familiares.
Segundo o presidente do TSE está na hora de decidir: “Acho que está chegando a hora de se ter uma decisão. Eu me reuni por videoconferência com médicos de diferentes especialidades, altamente respeitados nas suas áreas. A percepção é que, possivelmente, em setembro a curva da Covid-19 já estaria decrescendo. Como a gente precisa programar isso com alguma antecedência, sugerimos adiar por algumas semanas. Mas a decisão é do Congresso”.
Acredito e acho que todos os brasileiros que estão sofrendo com essa situação perigosa e que deputados e senadores não vão pisar na bola neste momento.
A sugestão do TSE é uma janela que vai de 15 de novembro a 20 de dezembro. “Seria o limite para o segundo turno, para que possamos dar posse (dos eleitos) até o dia 1º de janeiro”, disse Barroso, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.
Outra mudança, discutida por Barroso, seria estender por três horas o horário da votação, que começaria às 8h da manhã e se estenderia até às 20h. Os idosos votariam logo pela manhã.

MORAL DESSA HISTÓRIA: Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”, Abraham Lincoln!

É Isso Aí

Jorge Rodrigues Pacheco

Jorge Rodrigues Pacheco

Analista política Advogado, Jornalista e Radialista

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish