Saúde

Consumo de chá pode melhorar saúde do coração, diz estudo

Você é daqueles que gostam de tomar um chazinho logo que acorda para acompanhar o seu café da manhã saudável? Ou ao longo da tarde em uma das pausas que faz do trabalho? Então, trazemos uma boa notícia!
Uma pesquisa publicada no European Journal of Preventive Cardiology indicou que tomar chá em dias alternados pode beneficiar a saúde cardíaca.
Mas é importante esclarecer que, quando se fala chá, a referência são as bebidas que se produzem a partir da planta Camellia sinensis. Por exemplo, o chá verde e o chá preto. Portanto, não inclui termo genérico que engloba as infusões e decocções à base de outros tipos de ervas.
A pesquisa usou dados de mais de 100 mil adultos chineses que participaram de um estudo sobre saúde de longo prazo. Eles não tinham histórico de ataque no coração, acidente vascular cerebral (AVC) ou câncer.
Eles foram, então, classificados em dois grupos. O primeiro era composto pelas pessoas que tinham o hábito de beber chá (com uma frequência de consumo de três ou mais vezes por semana).
Já o segundo trazia aqueles que nunca tomavam chá ou que não tinham a ingestão da bebida como um hábito. Ou seja, uma frequência de consumo de menos de três vezes por semana.
Ao longo desse estudo, os participantes forneceram informações a respeito de sua saúde e comportamento. Houve ainda um acompanhamento de duração média de 7,3 anos com os chineses.
Em comparação às pessoas que ingeriam menos de três xícaras de chá por semana, os que consumiam mais da bebida tiveram um risco 20% menor de ataque no coração ou algum problema relacionado. Eles ainda tiveram chances 22% menores de morrer de doença no coração e 15% menos riscos de morrer por qualquer causa.
A análise estimou ainda que os participantes de 50 anos de idade que tinham o hábito de tomar chá desenvolveriam a doença arterial coronariana e o AVC 1,41 ano mais tarde. E viveriam 1,26 ano a mais em relação àqueles que nunca ou raramente consumiam a bebida.
Avaliou-se ainda uma possível influência na mudança do comportamento dos consumidores de chá em um subgrupo composto por pouco mais de 14 mil participantes.
Mas atenção, os apontamentos do estudo não comprovam que o consumo de chá foi necessariamente o responsável pelos benefícios. Outros aspectos do estilo de vida e saúde dos chineses poderiam ter uma influência sob os resultados.
A pesquisa mostra que a ingestão mais alta de chá era uma característica presente na vida dos participantes que apresentaram os menores riscos dos problemas cardíacos citados. Entretanto, não traz uma comprovação entre causa e efeito.
No entanto, sabe-se que tanto o chá verde quando o chá preto (produz-se ambos a partir da Camellia sinensis) são ricos em flavonoides. Acredita-se que eles auxiliam a diminuição da inflamação, que é uma das culpadas pelo desenvolvimento da doença no coração.
Consulte o seu médico para saber detalhadamente como prevenir-se contra as doenças que afetam o coração e não deixe de seguir uma dieta balanceada com alimentos bons para o coração e limitar o consumo de alimentos ruins para o coração.

Fonte: Mundo Boa Forma

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish