Ciência

Pesquisador descobre nova espécie de mamífero que viveu há 220 milhões de anos

Batizado de Kataigidodon venetus, o cinodonte se assemelhava a um pequeno rato do período Permiano

Um fóssil encontrado no Parque Nacional da Floresta Petrificada no Arizona, nos Estados Unidos, revelou uma nova espécie de mamífero que viveu há 220 milhões de anos. A nova descoberta foi publicada na revista Biology Letters e realizada por Ben Kligman, um estudante de doutorado no Departamento de Geociências da Virginia Tech.
Partes do osso da mandíbula fossilizada foram, primeiramente, identificadas como sendo de algum animal semelhante a um rato, porém, agora, a ossada foi determinada a uma nova espécie de cinodonte, um antigo mamífero do período Permiano.
“Provavelmente teria se parecido com um pequeno rato ou camundongo. Se você visse pessoalmente, pensaria que é um mamífero”, explica Kligman em sua tese. “Não foram encontrados cinodontes do Triássico em ambientes geológicos que poderiam preservar a pele se existisse, mas mais tarde os cinodontes não mamíferos do Jurássico tinham pele, então os cientistas presumem que os do Triássico também tinham”.
Batizado de Kataigidodon venetus, o fóssil de cinodonte é considerado raro, outra descoberta do tipo foi feita, pela última vez, em 1990. Além da mandíbula, o especialista encontrou dentes caninos e incisivos, o que permitiu que ele concluísse que a dieta principal do bicho era feita de insetos.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish