Ciência

Cometa causou extinção dos dinossauros, dizem astrônomos

Especialistas acreditam que a culpa não tenha sido de um asteroide. Confira!

De acordo com informações repercutidas nesta (16), pela Revista Galileu, pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, propuseram uma nova explicação teórica para o fenômeno que dizimou dinossauros, vegetações e outras espécies de animais da Terra, há cerca de 66 milhões de anos.
O estudo publicado pela revista Scientific Reports, traz uma nova visão sobre o assunto. Sabe-se que a teoria que prevalece está relacionada a um asteroide que teria causado um impacto sem precedentes, abrindo a cratera de Chicxulub localizada no litoral do México.
Contudo, sua procedência e a maneira com que o tal asteroide chegou a Terra, ainda é incerta. Segundo a nova pesquisa, o impacto que causou a extinção dos dinossauros teria sido motivado, na verdade, por um cometa distante com origem na Nuvem de Oort.

Ilustração da extinção dos dinossauros (Foto: Getty Images)

A partir de análises e simulações gravitacionais, os especialistas chegaram à conclusão de que o cometa foi desviado de seu ‘caminho’ usual através do campo gravitacional de Júpiter, sendo assim, foi enviado para uma distância próxima ao Sol, o que teria causado a explosão da rocha.
“Basicamente, Júpiter atua como uma espécie de máquina de pinball […] Você tem o que é chamado de evento de interrupção de maré, e esses grandes cometas que chegam muito perto do Sol se dividem em cometas menores. E basicamente, ao sair, há uma chance estatística de que esses cometas menores atinjam a Terra”, afirma o pesquisador envolvido no estudo Avi Loeb, conhecido também por defender a existência de alienígenas.
Para os especialistas, a nova teoria é importante já que explica o impacto e as possíveis consequências que podem acontecer quando um objeto de aproxima do Sol.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish