Tecnologia & Inovação

Lotus apresenta seu carro elétrico de corrida para 2030

Um supercarro de corrida elétrico, com assistência de direção parcial e capaz de “voar” como um caça a jato. Esse é o conceito do E-R9, apresentado pela Lotus para os torneios de automobilismo de 2030.
O projeto é do engenheiro de aerodinâmica da montadora, Richard Hill, com acabamento em preto e dourado, para lembrar os anos de sucesso da marca na Fórmula 1, que lhe renderam 13 títulos mundiais (um deles com o brasileiro Emerson Fittipaldi, em 1972). As inovações incluem uma carroceria que se transforma para auxiliar nas curvas de alta velocidade.
E-R significa “Endurance Racer”, enquanto 9 lembra a Lotus Mark IX que marcou a estreia da equipe nas 24 Horas de Le Mans, em 1955.

“O que tentamos fazer é expandir os limites de onde estamos tecnicamente hoje e extrapolar para o futuro”, explica Hill. “O Lotus E-R9 incorpora tecnologias que esperamos desenvolver na prática”, completa.

Supercarro de corrida elétrico da Lotus, o ER-9, conta com assistência de direção parcial e capaz de “voar” como um caça a jato (Foto: Lotus/Divulgação)

Ao longo da lateral em formato de asa-delta, o carro elétrico possui superfícies ativas que podem mudar sua forma de acordo com o fluxo de ar. A ideia é que com o pressionar de um botão, o piloto possa escolher entre ter arrasto mínimo nas retas ou mais força descendente nas curvas.
As superfícies de controle vertical na parte traseira gerariam forças aerodinâmicas para ajudar o carro a mudar de direção, sem as limitações de aderência na área de contato do pneu. O resultado é um carro parcialmente conduzido pelo sistema de sensores e “voando como um caça a jato”, segundo a Lotus.
O sistema de transmissão elétrico aciona cada roda independentemente, baseando-se na tecnologia já existente no hipercarro elétrico da Lotus, o Evija. No caso do E-R9, o recurso seria totalmente ajustável pelo piloto.
A autonomia — um problema nas competições de carros elétricos atuais — ficaria para trás nos planos da montadora.
“A densidade de energia da bateria e a densidade de potência estão se desenvolvendo significativamente ano após ano”, avalia Louis Kerr, engenheiro-chefe do Lotus Evija. “Antes de 2030, teremos baterias de química celular combinadas que darão o melhor dos dois mundos, bem como a capacidade de ‘troca a quente’ de baterias durante os pitstops”, afirma.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish