Exposição Vix Estórias Capixabas é prorrogada até 04 de abril no MAES

Visitação está sendo nos formatos on-line e também presencial, com agendamento prévio e espontâneo de público
O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) prorrogou a exposição “Vix Estórias Capixabas”, até o dia 04 de abril. Em exibição, obras de 25 artistas locais, nacionais e internacionais contemporâneos e que se relacionam com as obras de Elpídio Malaquias (1919-1999) e Dionísio Del Santo (1925-1999. A visitação está sendo nos formatos on-line e também presencial, com agendamento prévio e espontâneo de público, seguindo as medidas sanitárias obrigatórias, presentes na Portaria nº 100-R, da Secretaria da Saúde (Sesa).
Numa mescla entre o contemporâneo e o tradicional, ressaltando a história da cidade e do museu, a exposição coletiva “Vix Estórias Capixabas” foi elaborada a partir de obras de dois artistas capixabas presentes no acervo do museu — o serígrafo Dionísio Del Santo, que dá nome ao museu, e o pintor Elpídio Malaquias — e que estão reunidas com propostas artísticas de mais 23 artistas contemporâneos locais e de outros Estados. A mostra tem curadoria artística do pesquisador e historiador da arte Júlio Martins.
“É uma grande honra saber que vamos utilizar parte do conceito de dois artistas que não estão mais vivos, Elpídio Malaquias e Dionísio Del Santo, e que estabelecem relações com um grupo enorme de artistas contemporâneos, que fazem parte do nosso acervo, ou seja, que é patrimônio do nosso Estado. É com ele que a gente está dialogando e isso é muito importante ser dito”, afirmou a diretora do MAES, Ana Luiza Bringuente.
Formato on-line
A exposição conta com uma vasta programação on-line, como ações de formação de professores, palestras e ciclo de encontros com artistas e pesquisadores, por via das redes sociais e ferramentas de videochamadas, com a criação de salas de conferência para os participantes.
Visitação presencial
Em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e visando à segurança do público e das pessoas que trabalham no Museu, as visitas presenciais poderão ser agendadas de modo prévio pela internet pelo link https://linktr.ee/maes.museu. Mais informações pelo telefone (27) 3132-8393 ou através do e-mail maes.educativo@gmail.com.
Para grupos de visitantes espontâneos, de até cinco pessoas, não será necessário o agendamento prévio, no entanto, a entrada no museu está condicionada a sua capacidade de comportar apenas 10 visitantes no espaço expositivo. Para grupos entre cinco e dez pessoas, o agendamento prévio é obrigatório e será confirmado por e-mail pela equipe do museu. Ambas as visitas deverão ser feitas reunindo, no máximo, dez pessoas e divididas internamente em dois grupos de cinco. Para entrar no MAES, será obrigatória a utilização de máscara e álcool em gel.
Regras e recomendações para visitação de grupos
- Para entrar no MAES, será obrigatória a utilização de máscara e será disponibilizado álcool em gel para os visitantes;
- Serão atendidos grupos de até 10 pessoas;
- Grupo de pessoas podem fazer o agendamento prévio pelo link: https://linktr.ee/maes.museu, e podem tirar dúvidas pelo telefone (27) 3132-8393
- Reiterando que os grupos reunidos de 10 pessoas serão divididos em dois grupos de 05, para serem atendidos por dois educadores, que vão atuar no espaço;
- O museu terá um funcionamento reduzido de 10h às 16h, de terça a sexta, e, sábados e domingos, de 12h às 16h, por conta da pandemia, com horários que podem ser redefinidos após o fim do decreto que normatiza as medidas sanitárias obrigatórias.
Fonte: Secult-ES