Ciência

Estudo aponta quanto tempo o Vesúvio levou para matar cidadãos de Pompeia

Realizado pela Universidade de Bari, a lava não é apontada como a principal causadora das mais de duas mil mortes

Um novo estudo feito por pesquisadores do Departamento de Ciências da Terra e Geoambientais da Universidade de Bari, na Itália, em parceria com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, resolveu uma dúvida antiga em relação ao tempo em que as cinzas liberadas pelo Monte Vesúvio na Pompeia, em 79 d.C., demoraram para matar os cidadãos locais.
Como noticiou o Daily Mail, a análise concluiu que a erupção conseguiu acometer fatalmente os moradores da cidade em apenas 15 minutos, sendo a grande maioria pela liberação de gases nocivos, que conseguiram sufocar os habitantes em pouco tempo. A lava liberada acabou servindo como “onda de limpeza” dos corpos e estruturas da região.
A técnica que alcançou o tempo aproximado foi obtida com um material de “fluxo piroclástico”, resultado de uma solidificação de lava, cinzas e gases juntos. Com ele, os pesquisadores acrescentaram que a nuvem formada chegava a ter cem graus e era formada por gás carbônico, vidro vulcânico, cinzas incandescentes e cloretos.
O principal autor da pesquisa, Roberto Isaia, acrescentou o desespero da liberação: “Aqueles 15 minutos dentro daquela nuvem infernal devem ter sido intermináveis. Os habitantes não podiam imaginar o que estava acontecendo. Os Pompeia viveram com terremotos, mas não com erupções, então foram pegos de surpresa e varridos por aquela nuvem incandescente de cinzas”, disse ao The Guardian.

Foto: Wikimedia Commons

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish