Ciência Meio ambiente

Antártida foi floresta tropical há 90 milhões de anos, sugere estudo

Especialistas encontraram vestígios de raízes fósseis, pólen e esporos de plantas na região, indicando que o clima na época era bem mais ameno

Uma equipe de pesquisadores de diversas universidades europeias descobriu evidências de que, há 90 milhões de anos, existiam florestas perto da região onde hoje é o Polo Sul. De acordo com o artigo publicado pelos cientistas na Nature, o achado sugere que o clima naquela região do planeta era excepcionalmente quente à época.
O grupo chegou à essa conclusão após encontrar vestígios de raízes fósseis, pólen e esporos de plantas na Antártida Ocidental. Os especialistas analisaram o material orgânico e o compararam com espécies de plantas existentes hoje em dia.
Segundo os pesquisadores, essa investigação lhes permitiu constatar não apenas que havia uma floresta no Polo Sul, mas também que o clima há 90 milhões de anos era mais quente do que se imaginava. Isso porque o trabalho sugere que os níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera eram mais altos do que o esperado, desafiando os modelos climáticos do período.
Os pesquisadores especulam que a floresta na região seria como a encontrada hoje na Nova Zelândia, com a temperatura girando em torno dos 12ºC. De acordo com a equipe, isso era comum até mesmo durante as noites polares, que duravam cerca de quatro meses.
“A preservação dessa floresta de 90 milhões de anos é excepcional, mas ainda mais surpreendente é o mundo que ela revela”, afirmou Tina van de Flierdt, uma das pesquisadoras, em comunicado. “Mesmo durante meses de escuridão, as florestas úmidas e temperadas foram capazes de crescer perto do Polo Sul, revelando um clima ainda mais quente do que esperávamos”.

Fonte: Galileu.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish