Educação

Alfabetizar na idade certa melhora desempenho de alunos na escola

Crianças que são alfabetizadas na idade certa, ou seja, até o terceiro ano do ensino fundamental, apresentam melhor desempenho escolar em linguagem e matemática. É o que mostra um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.
O texto, intitulado “Avaliação Econômica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, afirma que cada vez que se aumenta em 10% o número de professores em uma escola que participavam do Programa Nacional de Apoio ao Investidor da Diáspora (Pnaid), a proficiência dos estudantes em Matemática e Linguagem melhora em 23%.
O número foi estabelecido com base em uma estimativa que usou métodos científicos e tratou de calcular também o impacto de retorno econômico, do Pnaid. O programa é um dos mais vultosos programas do Ministério da Educação e mereceu investimentos da ordem de 2,6 bilhões de reais em seu orçamento inicial. A conclusão foi que o Pacto apresenta um saldo líquido positivo (VPL) de 118,48 reais por aluno afetado, o que corresponde a uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 15%.
Embora venha caindo vertiginosamente desde a década de 80, o analfabetismo ainda é um dos principais problemas educacionais brasileiros. Dados da prova ABC, aplicada em 2012 para 54 mil alunos de 600 municípios, mostrou que somente 44,5% dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental apresentavam proficiência adequada em Leitura — em Escrita (30,1%) e em Matemática (33,3%).
Criado em 2012 com a intenção de mudar essa triste realidade, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) capacitou professores, que receberam bolsas como incentivo para ingressar no programa. O treinamento foi conduzido por universidades públicas. O objetivo principal é mudar a abordagem em sala de aula como forma de tornar o ensino mais eficaz para os alunos em início de vida escolar.
Em relação ao Índice de desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que mede a média de desempenho na avaliações da Educação Básica também foi afetado positivamente. ” O efeito estimado para o Ideb foi de 8% de um desvio-padrão e, para a taxa de aprovação, foi de cerca de 10%”, concluiu o estudo conduzido por Renan Gomes de Pieri e Alexandre André dos Santos, pesquisadores do Inep.

Fonte: MSN Notícias

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish