Cascas de ovos são matéria-prima para despoluir rio no México
Uma mistura de casca de ovos e elementos químicos pode remover 70% de matéria orgânica e 20% de metais pesados
O rio Santiago tem 170 quilômetros de extensão e é um dos mais importantes do México. É também um dos mais poluídos do país. Para recuperar suas águas, a organização ambientalista H₂O está usando uma tecnologia inovadora que envolve cascas de ovos e alguns elementos químicos como ferramentas.
A mistura de casca de ovo, óxido de magnésio e o óxido de cálcio penetra no solo e ajuda na remoção de resíduos fecais e metais pesados. “Abrimos valas de um metro de largura por 10 metros de profundidade e colocamos esta mistura. Quando chove, os metais são absorvidos e os minerais recuperados”, explica o ativista Bernardo Galán que está trabalhando no projeto de despoluição do rio.
Segundo Bernardo, o processo é capaz de absorver até 70% da matéria orgânica e até 20% dos metais pesados, como o chumbo e o mercúrio. Essa técnica foi utilizada no ano passado para intervir em sete poços de água na cidade de Lerma, no centro do Estado do México, onde nasce o rio Santiago.
Os resultados foram parcialmente avaliados por ativistas em conjunto com acadêmicos e encontraram, até o momento, uma redução de 60% na matéria orgânica e 25% nos metais pesados presentes naquela parte do rio, embora novas avaliações estejam pendentes.
Para garantir a quantidade da mistura necessária para as ações de despoluição, a H₂O realiza campanhas de coleta de cascas de ovos e pretende recolher pelo menos quatro toneladas deste material orgânico. O rio Santiago faz parte da bacia Lerma-Chapala-Santiago e é considerado o segundo mais longo do país. Ele nasce no estado central do México e deságua no Lago Chapala, no oeste do país.
A previsão é que, em agosto, as áreas próximas ao rio Santiago recebam valas preenchidas por um total de cerca de 12 toneladas da mistura, esperando que em menos de um ano os primeiros resultados comecem a ser vistos. Outra medida adotada pelos ambientalistas são campanhas de reflorestamento no entorno do rio para limpar naturalmente o subsolo de metais pesados e acelerar a biodegradação da casca do ovo, garantindo melhores resultados.
Fonte: CicloVivo