Kit fabricado no Brasil torna motorhomes 100% autônomos
Kit garante autonomia energética e reuso da água para banho e cozinha em qualquer modelo de motorhome
O primeiro kit para um motorhome 100% autônomo fabricado no Brasil foi lançado pela Estrella Mobil, fabricante de veículos recreativos personalizados. Com ele, os veículos ganham capacidade de oferecer energia elétrica, ar-condicionado, e água quente de forma ininterrupta, sem depender de nenhuma fonte de energia externa.
O Kit STARLIGHT pode ser instalado em qualquer modelo de motorhome ou nos modelos de expedição da Estrella Mobil. “Esta solução foi criada a partir de sugestões de clientes que precisavam de autonomia completa aliada à praticidade e ao conforto durante longas viagens, principalmente em certas regiões do norte e do nordeste, em que o acesso à energia elétrica é precário. Depois de muita pesquisa, estudos e testes, conseguimos criar esse kit”, explica Júlio Lemos, fundador da empresa.
Diferente dos motorhomes convencionais, que utilizam o alternador do veículo localizado no motor para produção de energia, o kit STAR LIGHT possui duas fontes distintas de geração de energia. A primeira fonte é um sistema de energia solar que gera até 1.200Watts de potência e a segunda é um banco de baterias, exclusivamente para o mercado brasileiro.
“Caso o motorhome fique estacionado longe da luz do sol e com o motor desligado por todo o período, o veículo ainda funciona completamente, inclusive com o ar-condicionado, por dois dias em razão de um robusto banco de baterias importadas!”, explica Lemos.
Já o tratamento de água é realizado em duas etapas. Os resíduos de água que caem no ralo do chuveiro ou da torneira vão direto para a caixa de água servida, que faz automaticamente todo o tratamento da água. A água retorna para a caixa limpa, livre de contaminantes e pronta para o reúso.
“Em casos extremos, as pessoas conseguem fazer a captação da água de rio por meio de uma mangueira ligada diretamente à caixa, que faz todo o processo de tratamento automático”, complementa Júlio.
Outro diferencial está no uso do sanitário compostável, ou banheiro seco. Em vez de utilizar água para descarga, o sistema usa materiais orgânicos secos e úmidos, como papel higiênico e serragem, que evitam a criação de esgoto que seria jogado no meio ambiente, poluindo rios.
Além disso, com o uso do sanitário compostável, o cheiro produzido pelas fezes é eliminado automaticamente. O motorhome torna-se assim duplamente sustentável, pois além de ter sistemas adaptados à geração de energia renovável, oferece a possibilidade de transformação dos resíduos fecais em adubo.
Fonte: CicloVivo