Brasileiro cria primeira bicicleta de plástico reciclado do mundo
Primeira bike do mundo feita com plástico reciclado é brasileira e já faz sucesso no exterior
Garrafas PET, embalagens de shampoo, peças de geladeira… Na mão do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil, todo tipo de resíduo plástico vira matéria-prima para a produção de bikes. Ele é dono da patente da primeira bicicleta do mundo feita com plástico reciclado. O modelo foi desenvolvido e fabricado no Brasil, mais especificamente em São Paulo, após doze anos de pesquisa.
Patenteada em 2012 pelo artista, as bicicletas plásticas da Muzzi Cycles ganharam o mundo e já podem ser encontradas em 20 países. O sucesso é tanto que a companhia já possui até filial na Holanda e na Argentina.
Para fabricá-las, a empresa conta com o trabalho de algumas ONGs que recolhem sucata e vendem para a granulação. Na produção, o plástico granulado entra em uma máquina e é injetado no molde de aço. Cada quadro deste demora três minutos e meio para ser fabricado e, se for feito só de PET, utiliza 200 garrafas.
Tanto esforço valeu a pena! Atualmente a empresa de Muzzi, a MuzziCycle, produz dez mil unidades da bike de plástico reciclado por mês e está, inclusive, com lista de espera de compradores.
Além de amiga do meio ambiente e de barata produção, a bicicleta promete ser mais resistente e flexível que as comuns. Isso porque o plástico é um material que não enferruja e que amortece naturalmente os impactos. As encomendas podem ser feitas pelo site, a partir de R$ 784 à vista, ou R$ 980 parcelados. O prazo de entrega é de 30 dias após a compra (http://www.muzzicycles.com.br).
Fonte: Revista Casa e Jardim