Várias ferramentas rituais são achadas onde existiu templo antigo no Egito
Entre os objetos descobertos estão ferramentas que foram usadas durante rituais religiosos diários em homenagem à deusa Hathor, uma das principais divindades do Antigo Egito
Um grupo de arqueólogos egípcios desenterrou uma coleção de objetos rituais usados durante as cerimônias religiosas no local de um antigo templo na província de Kafr el-Sheikh, localizada ao norte da capital Cairo, informou o Ministério do Turismo e Antiguidades em sua conta no Facebook.
“É uma das descobertas mais importantes porque inclui as ferramentas que eram realmente usadas na realização de rituais religiosos diários para a deusa Hathor”, disse Mustafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades, citado pela agência Xinhua.
Entre os objetos encontrados há um fragmento de uma coluna de calcário em homenagem a Hathor e incensários feitos de barro, um deles decorado com a cabeça da divindade mencionada. Além disso, a coleção inclui um grupo de vasos de barro e um conjunto de estátuas que representam a deusa Tuéris e o deus Thoth, entre outras peças.
Os especialistas também encontraram baixos-relevos de marfim que mostram a vida rotineira das mulheres que carregam oferendas ou cenas com plantas, aves e animais. Foi descoberto um lintel de calcário com inscrições hieroglíficas, incluindo nomes e títulos de faraós como Psamético I e Amosis II datando de 2.500 anos.
O diretor-geral de antiguidades da província, Hossam Ghoneim, informou que foi encontrado um grande poço para água benta, bem como uma sala feita de tijolos de barro composta por uma banheira, uma pia e um local para aquecer a água.
Fonte: Sputnik News Brasil