Adeus, baliza! Hyundai apresenta carro que anda de lado
A Hyundai Mobis, divisão de peças da montadora sul-coreana, desenvolveu um recurso que acaba com a necessidade da baliza — a notória manobra em marcha à ré que aterroriza jovens nos testes de autoescola. Chamado de e-corner, o módulo da Hyundai combina sistemas de direção, frenagem e suspensão e possibilita novos movimentos de esterço como girar as rodas em 90º para fazer o carro andar de forma lateral e, assim, estacionar com facilidade.
O conceito do e-corner integra tecnologias de motor, controle eletrônico de amortecedor, brake by wire e steer by wire. O sistema foi revelado pela primeira vez em 2018 durante a CES, em Las Vegas, e elimina a necessidade de um chassi tradicional com motor central, conferindo aos veículos elétricos recursos de tração 4×4.
Desde lá, o módulo e-corner da Hyundai foi redesenhado e aperfeiçoado para aplicações práticas. A fabricante coreana também desenvolveu uma centralina (ECU, na sigla em inglês) para controlar separadamente as rodas e concluiu os testes funcionais do novo sistema.
Módulo permite flexibilidade no desenho do carro
Um dos aspectos que chamam a atenção no conceito da Hyundai é que ele não exige conexão mecânica entre as peças. Isso pode mudar drasticamente a maneira como um veículo pode ser projetado, uma vez que fornece maior flexibilidade para modificar a plataforma ou alterar o design da porta e o tamanho do carro. Também facilita a aplicação em veículos para serviços específicos, como ambulâncias.
Vale ressaltar que a Hyundai não é a única montadora a experimentar com sistemas de esterçamento alternativos. O novo novo Hummer, da General Motors, possui um sistema de direção nas quatro rodas que permite ao veículo se mover de forma diagonal em linha reta. Elon Musk também confirmou que o Cybertruck terá direção traseira, diz o bilionário, “para que possa fazer curvas fechadas e manobrar com alta agilidade”.
Até 2023, a Hyundai Mobis planeja construir uma base para skate que incluirá quatro módulos e-corner. Após a conclusão da plataforma, a empresa irá combiná-la com a tecnologia de direção autônoma com o objetivo de fornecer uma solução de mobilidade para veículos PBV (Purpose-Built Vehicles, na sigla em inglês) em 2025. PBVs são carros autônomos que permitirão ao passageiro se locomover sem a necessidade de um motorista.
Fonte: Olhar Digital