Aprenda a identificar se você tem imunidade baixa e como aumentá-la
A imunidade é constituída por mecanismos de defesa presentes no corpo humano. Toda vez que uma substância estranha ameaça a saúde, o organismo gera uma resposta para se proteger do ataque.
1. Tipos de imunidade
Existem dois tipos de imunidade:
1.1. Imunidade inata
Também chamada de imunidade natural, esse é o sistema de defesa que já nasce com a pessoa. Ela envolve, principalmente, os glóbulos brancos.
1.2. Imunidade adquirida
Conhecida também como imunidade adaptativa ou específica. Isso porque, quando as células de defesa se deparam com um invasor, elas aprendem a identificá-lo. São as células T, ou linfócitos brancos. Essa imunidade pode ser ativa (vacinas) ou passiva (imunoglobulinas).
2. Causas e consequências da imunidade baixa
Uma pessoa com o sistema imunológico desregulado pode adoecer com mais frequência, ter sintomas persistentes e demorar para se curar. Tratamentos contra câncer afetam o sistema imunológico pois atacam as células do corpo. Além disso, alguns tipos de câncer também baixam a imunidade. É o caso das doenças que afetam a medula, como a leucemia e o linfoma.
Até mesmo um quadro de desnutrição pode afetar o sistema imunológico. Afinal, o organismo fica sem forças para funcionar de forma adequada.
3. Sintomas de imunidade baixa:
- Cansaço excessivo;
- Diarreia persistente;
- Náuseas e vômitos;
- Febre e calafrios frequentes;
- Queda de cabelo;
- Unhas quebradiças;
- Infecções recorrentes (herpes, terçol, amigdalite, entre outros);
- Dificuldade de cicatrização.
O hemograma é o exame mais indicado para verificar as condições do sistema imunológico.
4. Dicas para aumentar a imunidade
4.1. Pare de fumar
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta que o cigarro causa vários tipos de inflamação, prejudicando o sistema de defesa do organismo. Por conta disso, fumantes correm mais risco de desenvolver infecções respiratórias, como sinusite, pneumonia e covid-19.
4.2. Controle o estresse
Situações de tensão liberam hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que acaba trabalhando além da conta. Esgotado, deixando o organismo esgotado e sem forças para produzir células de defesa.
4.3. Durma bem
É durante o sono que o corpo consegue produzir novas células de defesa.
4.4. Siga uma dieta balanceada
A má alimentação reduz a quantidade de vitaminas e minerais no organismo, que contribuem para o bom funcionamento do corpo, inclusive do sistema imunológico.
5. Alimentação para reforçar a imunidade
Inclua em sua alimentação Zinco (carne vermelha, ovos, camarão, cogumelo shitake, lentilha e feijão), Ômega 3 (salmão, sardinha, nozes, chia, linhaça), Vitaminas A, C, E (frutas cítricas, no mamão, nas castanhas e nos azeites, cenoura, batata-doce e brócolis) e Selênio (atum, na sardinha e no arroz integral e castanha-do-pará).
Na dúvida do que você precisa, a regra básica é variar o cardápio e comer de tudo. Quanto mais colorido, mais saudável.
Fonte: GreenMe