Educação

Vitória anuncia mais tempo na escola e novas disciplinas em 2022

O objetivo é a garantia de aprendizagem das crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Vitória. Para isso, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) promoverá duas novidades para o ano letivo de 2022: a ampliação de jornada para crianças e estudantes, nas unidades de ensino e a nova organização curricular para o ensino fundamental.
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), onde o horário, hoje, é das 7h às 11h30, para o matutino, e das 13h às 17h30, para o vespertino, passarão a atender das 7h às 12h pela manhã e das 13h às 18h à tarde. A mudança resultará em mais 100 horas anuais nas unidades de ensino para cada criança ou estudante.
Para as unidades em tempo integral, cujo horário é das 7h às 16h30, e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas das 18h às 22h, o horário permanece o mesmo.
“Fizemos toda uma repaginação, por isso, não haverá mudança na carga horária dos professores, mas sim, dos estudantes, que terão mais 30 minutos por dia. Estamos garantindo a ampliação da jornada escolar e também o planejamento, que antes não era garantido. Nos incomodou muito a nota do Ideb e foi a partir desse reflexo que partimos para buscar soluções, ou seja, temos um grande desafio pela frente, que é trazer uma educação que seja minimamente igual, com oportunidade para todos os nossos estudantes e que não atenda apenas determinados bairros ou territórios da cidade. Sabemos que a educação, hoje, é o único caminho legítimo, emancipador e que garante um futuro próspero para as famílias capixabas”, disse o prefeito.

Novas disciplinas
No ano que vem, todos os estudantes, do 1º ao 9º ano, terão aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida na rede municipal de Vitória. Já na parte diversificada, de acordo com a escolha de cada escola, serão ofertadas ainda aulas de práticas experimentais em Educação Socioambiental; Educação Empreendedora e Financeira; Iniciação Científica; Libras; Música; Tecnologias Educacionais; Território do viver.
“As crianças e estudantes de todas as regiões de Vitória precisam ter o desejo de ser, de ter um futuro, de ter um sonho. A escola precisa ser o lugar de oferta, de conhecimento, de expansão da realidade de todos. Estamos trabalhando por uma educação de qualidade para todas as crianças e estudantes, de todas as regiões, de todas as condições”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
A disciplina de Projeto de Vida, ofertada em todos os anos do Ensino Fundamental, considera os valores e conhecimentos que precisam ser consolidados para que os estudantes alcancem sua autorrealização, devendo o professor possibilitar o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes por meio da construção de um projeto de vida que será base para o componente curricular.
“Não podemos perder essa geração, não podemos olhar as pessoas como números. É uma revolução tecnológica e uma revolução na educação o que estamos anunciando aqui para todo o município. Vitória será um exemplo a ser seguido”, afirmou o secretário de Governo, Marcelo Oliveira.

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish